: Ornitorrélio Oiticinco: as inscrições de HO entre literatura e artes Documento uri icon

  •  
  • Visão geral
  •  
  • Pesquisas
  •  
  • Identidade
  •  
  • Ver todos
  •  

tipo

  • master thesis

abstrato

  • A dissertação intitulada Ornitorrélio Oiticinco: as inscrições de HO entre literatura e artes tem por objetivo apresentar e discutir as obras do artista plástico carioca Hélio Oiticica que possuem inscrições textuais. Dado o recorte dos objetos artísticos, mas em meio à vasta produção de Oiticica, optamos por nos deter especificamente sobre aquela realizada na década de 1960, período em que estava vivendo no Rio de Janeiro. Essas obras têm como cenário principal as favelas cariocas; como trilha sonora, o samba; e como contexto político-social, a ditadura militar brasileira. Logo, decidiu-se analisar 20 obras de caráter inespecífico (GARRAMUÑO, 2012), isto é, que extrapolam os limites e as definições do que é julgado como Arte ou do que é julgado como Literatura, as quais apresentam tanto a dimensão visual quanto a dimensão textual. Como será discutido ao longo desta dissertação, friso que o caráter inespecífico dessas obras não apaga a autonomia de cada campo existente na própria obra: emerge a escrita, emerge a visualidade, ambas entrelaçadas e em coexistência, por vezes, paradoxal
  • This research aims to present and discuss the artworks, that have textual inscriptions, of Hélio Oiticica, a plastic artist borned in Rio de Janeiro. While in the midst of Oiticica's vast production, we chose to dwell specifically on what was done in the 1960s, when he was in Rio de Janeiro. These works have as the main scenario the favelas, the samba as the soundtrack and the Brazilian military dictatorship as the political-social context. Therefore, it was decided to analyze 20 non-specific works (GARRAMUÑO, 2012), which present both the visual and the textual dimensions. These works extrapolate the limits and definitions of what is judged as Art or as Literature. As will be discussed throughout this dissertation, it is emphasized that the non-specific character of these works does not erase the specificity of each field: emergences of writing, emergences of visuality, all intertwined and in coexistence, sometimes paradoxically

data de publicação

  • 2019-01-01