Enteógenos na América Latina: experiências de realidade expandida Documento uri icon

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tipo

  • master thesis

abstrato

  • A partir de relatos literários de experiências com enteógenos na América Latina, este trabalho pretende gerar uma reflexão sobre o acesso ao conhecimento através de estados de consciência expandida. O uso de substâncias alteradoras da consciência faz parte de uma tradição milenar: diversas civilizações primigênias utilizaram fungos, cactos, sementes e plantas em geral como forma de adquirir conhecimento e de se relacionar com uma realidade complexa. Hoje, as sociedades urbanas experimentam uma redescoberta desses recursos, conhecidos no âmbito intelectual como enteógenos. O aumento do interesse da indústria farmacêutica pela síntese e a pesquisa dos efeitos médicos dos psicoativos na primeira metade do século XX, assim como a revolução contracultural iniciada nos Estados Unidos nos anos sessenta, instalam a questão do consumo livre após séculos de rejeição. Quais são os trajetos dos enteógenos na América Latina? Através da análise de dois relatos de experiências com enteógenos, o trabalho traça suas duas principais linhas de discussão da noção de experiência: transformação e comunicação. A primeira surge da análise da experiência de Horacio Quiroga com haxixe, um bad trip que afeta profundamente o autor, que passa rapidamente da curiosidade ao medo da morte. A segunda segue o relato do antropólogo Daniel Vidart, cuja experiência de êxtase xamânico nos fornece elementos para discutir a legitimidade da narração e os limites da linguagem. Por último, o trabalho considera a experiência pessoal do autor com rituais de ayahuasca no Rio de Janeiro, para estabelecer uma análise comparativa com os relatos anteriores, com base nas considerações sobre realidade comum e não comum de Carlos Castaneda.
  • Based on literary narrations of experiences with entheogens in Latin America, the present work aims to discuss the access to knowledge through states of expanded consciousness. The use of mind-altering substances is related to ancient traditions: several civilizations from the past used mushrooms, cactus, seeds and plants as a way to obtain knowledge and to deal with a complex reality. Today, urban societies witness a rediscovery of such resources, known in the academic sphere as entheogens. The increasing interest of the pharmaceutical industry in the synthesis and medical research of psychoactive substances in the first half of the XX century, as well as the countercultural revolution started in the United States in the sixties, introduce the subject of legalization after centuries of rejection. What are the routes of entheogens in Latin America? Through the analysis of two narrations of experiences with entheogens, the present work develops two argumentative lines around the notion of experience: transformation and communication. The first one results from the analysis of Horacio Quiroga's experience with hashish, a bad trip that deeply affects the writer, who rapidly goes from curiosity to fear of death. The second one follows the story of Daniel Vidart, whose experience of shamanic ecstasy provides us with elements to discuss the legitimacy of the account and the limits of language. Finally, the study includes the personal experience of the author in rituals with ayahuasca in Rio de Janeiro, in order to conduct a comparative analysis with the previous references, based on the considerations on common and uncommon reality by Carlos Castaneda.

data de publicação

  • 2017-01-01