A beleza que vela o feminino. Documento uri icon

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  • master thesis

abstrato

  • Freud, referindo-se à mulher como continente negro , se interroga: O que quer uma mulher? Lacan responde: A mulher não existe , o que ele expressa no matema: S(Ⱥ). J.-A. Miller, ao comentar essa afirmação de Lacan, indica que ela é a amiga do real . Essa pesquisa sobre A beleza que vela o feminino , fundamentada na obra de Freud, no ensino de Lacan, de J.-A. Miller e em alguns textos de seus comentadores, redundou na proposta de que há uma afinidade entre Ⱥ mulher e o atributo da beleza, ou seja, a beleza como um recurso para ser identificada ao falo, na tentativa de escamotear sua castração. Verificamos também que a beleza como ornamento, arma e cobertura, oculta o insuportável, barrando o acesso a um horror fundamental, cerne da angústia de ser um corpo desvelado como um pedaço de carne, já que um sujeito só ganha um corpo a partir do significante que vem do Outro. Ao longo desse trabalho, investigamos estas questões: a beleza como um recurso para abolir e/ou velar o lugar do feminino, assim como a beleza, diante do trauma estrutural constitutivo do sujeito, pode ser considerada como um tratamento que permite inventar formas de ex-sistir sempre singulares
  • When Freud refers to the woman as "a black continent" he poses himself the question: "What does a woman want?" To that, Lacan replies, "The woman does not exist", which he expressed in the matheme: S (Ⱥ). J-A Miller comments on this statement made by Lacan by indicating that she is the "friend of what the real is". This research on "The beauty that guards the feminine", based on Freud s work, on Lacan s and on J.-A. Miller s teachings, and on some texts by their reviewers ended up by proposing that there is an affinity between Ⱥ woman and the attribute of beauty, i.e. beauty as a resource to be identified with the phallus, in an attempt to conceal her castration. We have also noted that beauty as an ornament, arm and cover, hides the unbearable, barring access to a fundamental horror, core of the anguish of being a body unveiled as a piece of flesh, since a subject only acquires a body from the significant coming from the Other. Along this work, we have investigated these questions: beauty considered as a resource to abolish and/or guard the place of femininity, as well as beauty, confronted by the subject s constituent structural trauma, which may be considered an approach that allows the invention of constantly singular forms to ex-sist

data de publicação

  • 2016-01-01