Reestruturação do Treinamento em Biossegurança dos Profissionais no Laboratório de Hanseníase do Instituto Oswaldo Cruz (Fiocruz) Documento uri icon

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  • master thesis

abstrato

  • O objetivo deste estudo foi avaliar o processo anual de treinamento e educação continuada dos profissionais do Laboratório de Hanseníase. Os temas abordados contemplaram: conhecimento prévio, condições das áreas de trabalho, responsabilidades com relação à biossegurança, manipulação de amostras biológicas e produtos químicos, descartes de resíduos, acidentes com material biológico e químicos. O estudo teve amostra de 45 funcionários do Laboratório de Hanseníase do Instituto Oswaldo Cruz, representando 47,5% dos profissionais. Na primeira etapa os participantes foram convidados a responder um questionário com perguntas quantitativas e qualitativas, incluindo informaçãoes sóciodemograficas e os temas abordados. Os dados foram submetidos à análise descritiva e ao teste do qui-quadrado. Constatou-se que a maioria dos participantes era do sexo feminino (75%) e a idade media foi de 30,8 anos . Todos os participantes alegaram que já haviam recebido algum tipo de treinamento em biossegurança. 50% afirmaram ter tido treinamento em biossegurança nos últimos 12 meses. 70,2% responderam que não gostam de usar equipamentos de proteção individual e 42,6% alegaram desconforto. No que se refere aos equipamentos de proteção coletiva, 28,5% não sabiam o que se tratava e nem a finalidade dos mesmos. Na segunda etapa foi realizado um treinamento focado nas dificuldades evidenciadas pelos participantes, seguido da aplicação de um segundo questionário. Após o treinamento, houve uma redução no número de participantes que alegavam desconforto no uso de EPIs (19%). Quanto ao setor que o profissional deve se dirigir após acidente com material biológico, antes do treinamento, 23,4% acertaram o setor e após o treinamento 100%. Constatou-se que após o treinamento os conceitos em biossegurança foram aprimorados. Os nossos resultados apontam que é necessário investir na capacitação continuada em biossegurança dos profissionais que atuam em laboratórios de pesquisa e que a estratégia de coleta de informações antes do treinamento da equipe é fundamental para tornar o treinamento mais interessante e eficiente
  • The objective of this study was to evaluate the annual training and continuing education process of the professionals of the Leprosy Laboratory. The topics covered included: prior knowledge, working conditions, responsibilities with regard to biosafety, manipulation of biological samples and chemical products, waste discards, accidents with biological material and chemicals. The study had a sample of 45 employees of the Leprosy Laboratory of the Oswaldo Cruz Institute, representing 47.5% of the professionals. In the first stage the participants were invited to answer a questionnaire with quantitative and qualitative questions. The data were submitted to descriptive analysis and to the chi-square test. It was found that the majority of participants were female (75%). All participants claimed that they had already received some kind of biosafety training 50,0% reported having had training in biosafety in the last 12 months. 70.2% said they did not like using personal protective equipment and 42.6% complained of discomfort. With regard to collective protection equipment, 28.5% did not know what was being done or the purpose of them. In a second stage a training was carried out based on the difficulties evidenced by the participants, followed by the application of a second questionnaire. After the training, there was a decrease in the number of participants who claimed to be discontinuous in the use of PPE (19%). Regarding the sector that the professional must address after an accident with biological material, before the training, 23.4% matched the sector and after 100%. It was verified that after the training the concepts in biosafety were improved. Our results point out that it is necessary to invest in the continuous training in biosafety of the professionals who work in research laboratories and that the strategy of collecting information before the training of the team is fundamental to make the training more interesting and efficient

data de publicação

  • 2017-01-01