Os torcedores e o Novo Maracanã: emoção e espaço nas arenas esportivas contemporâneas. Documento uri icon

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  • doctoral thesis

abstrato

  • Nesta tese, investigo a relação dos torcedores do Clube de Regatas do Flamengo com o Novo Maracanã, arena construída a partir da reforma de adaptação do Estádio Jornalista Mario Filho aos padrões de conforto e segurança exigidos pela FIFA e pelo COI para a realização da Copa do Mundo de Futebol Masculino de 2014, no Brasil, e dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Verão, no Rio de Janeiro, em 2016. Inaugurado em 1950, o Maracanã foi concebido como um espaço popular e democrático, destinado ao congraçamento das diferentes camadas da sociedade brasileira. No entanto, com a profunda reforma realizada para a Copa de 2014 e a Olimpíada de 2016, o antigo estádio de massas foi convertido numa moderna arena all-seater multiuso, projetada como um espaço elitizado de controle e consumo. Em minha pesquisa, procurei compreender como os próprios torcedores vêm vivenciando e reagindo a esse processo de civilização ou domesticação, abordando suas representações e discursos a respeito do Novo Maracanã. Para tanto, realizei 12 entrevistas qualitativas com torcedores do Flamengo que frequentam o Maracanã regularmente, desde o período anterior à reforma, além de 20 observações de campo em jogos do clube disputados na nova arena.
  • This thesis aims to investigate the relationship of the C.R. do Flamengo’s supporters to the New Maracanã, which consists in the football arena built after the adaptation of the Jornalista Mario Filho Stadium to the comfort and safety standards required by FIFA and the IOC for the realization of the 2014 Men’s Soccer World Cup in Brazil and the 2016 Olympic and Paralympic Summer Games in Rio de Janeiro. Inaugurated in 1950, Maracanã was first conceived as a popular and democratic space, destined to the congregation of the different strata of the Brazilian society. However, after the reform for the 2014 World Cup and the 2016 Olympics, the former mass stadium was converted into a modern multi-purpose all-seater arena, designed as an elitist space for social control and consumption. In my research, I seeked to understand how the supporters themselves have been experiencing and reacting to this civilization or domestication process, by the analysis of their representations and discourses regarding the New Maracanã. To that end, I conducted 12 qualitative interviews with Flamengo’s supporters who regularly attend Maracanã, since before the reform, and 20 field observations in the club's games in the new arena.

data de publicação

  • 2018-01-01