A pesquisa propõe a análise de obras de Cecília Meireles (Rio de Janeiro, 1901 1964) e de Maria Helena Vieira da Silva (Lisboa, 1908 Paris, 1992), realizadas, principalmente, entre 1940 e 1947, período em que a artista de origem portuguesa viveu no Brasil, devido às circunstâncias da guerra. A partir da investigação de trabalhos individuais de cada uma e também daqueles realizados em conjunto, como as ilustrações de Vieira da Silva para obras de Cecília Meireles, procurou-se identificar e analisar o modo como a presença de uma reverbera na obra da outra. Dessa forma, a pesquisa foi desenvolvida a partir da movimentação das ressonâncias identificadas em cada fonte, dando a ver não só as questões formais que regeram as apropriações, mas também os temas e imaginários compartilhados entre a artista e a multifacetada Cecília, poeta, cronista, desenhista, educadora e folclorista, que Vieira conheceu pessoalmente no Brasil, e com quem manteve a amizade até os últimos dias de vida de Cecília. Ao realizar a análise dessas fontes, foi possível também compreender de que modo a relação de Cecília com Vieira media a aproximação da artista e de sua obra com os debates artísticos e culturais do Brasil, durante o período
The research suggests an analysis of the work of Cecília Meireles (Rio de Janeiro, 1901 1964) and Maria Helena Vieira da Silva (Lisbon, 1908 Paris, 1992), produced mainly between 1940 and 1947, when the Portuguese artist lived in Brazil due to WWII. The investigation of their individual works and of those performed together, such as Vieira da Silva s illustrations for Cecília Meireles work, attempted to identify and analyze how the presence of one of them reverberates in the work of the other. Therefore, the research was carried out from the movement of the resonances identified in each source, shedding light in the formal matters that regenerate the appropriations as well as the themes and imaginaries shared by the artist and the multifaceted Meireles poet, chronicler, drawer, educator and folklorist who Vieira met in Brazil and with whom cultivated a friendship until Meireles passing. With the analysis of these sources, it was also possible to understand how the relationship between Meireles and Vieira expressed how close the artist and her work were to the artistic and cultural debates in Brazil during that period