O objetivo da tese é discutir as dinâmicas existentes entre grupos de capoeira, localizados no Rio de Janeiro e as ações do Ministério da Cultura que, a partir de 2006, voltaram-se para a patrimonialização da prática da capoeira. Em seu processo histórico, a relação entre políticas públicas e práticas da capoeira passou por diversas mudanças. Ao longo dos séculos XVIII e XIX, houve uma forte repressão sobre os capoeiristas. Nas primeiras décadas do século XX, já no período republicano, não só a repressão arrefeceu, como surgiram projetos que procuraram compreender e transformar as práticas existentes em atividades esportivas e culturais. Neste sentido a capoeira passa ao longo do século XX por processos de identificação na sociedade brasileira, determinando identidades possíveis à mesma. Estes processos acontecem em meio a tensões imersas no interior do próprio grupo, mas em constante debate com intelectuais e as ações do Estado que atuam sobre a prática. Em 2008 outro giro acontece com o reconhecimento da capoeira como patrimônio cultural imaterial do Brasil, trazendo o Estado para o interior da prática com novos termos. Visando compreender este processo, a tese, inicialmente, faz uma exegese das ações para o patrimônio cultural, inserindo-as de forma ampliada nas políticas para a cultura, sendo necessário um debate da influência da ideia de Estado-nação e cidadania na definição de bens que representam determinado grupo social. Posteriormente o texto busca a interpretação das ações no âmbito das políticas culturais voltadas à capoeira entre os anos de 2003 e 2016, período entendido como de inflexão nas políticas culturais no Brasil. Estas ações foram analisadas com base no acompanhamento do processo de patrimonialização no âmbito do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).
The aim of the thesis is to discuss the dynamics between capoeira groups located in Rio de Janeiro and the actions of the Ministry of Culture, which, since 2006, have turned to the heritagezation of capoeira practice. In its historical process, the relationship between public policies and practices of capoeira has undergone several changes. Throughout the XVIII and XIX centuries, there was a strong repression on the capoeiristas. In the first decades of the twentieth century, in the republican period, not only did repression coalesce, but also projects that sought to understand and transform existing practices into sports and cultural activities. In this sense, capoeira goes through the twentieth century by processes of identification in Brazilian society, determining possible identities to it. These processes take place amid tensions immersed within the group itself, but in constant debate with intellectuals and the actions of the State that act on the practice. In 2008 another twist happens with the recognition of capoeira as immaterial cultural heritage of Brazil, bringing the state into the interior of the practice with new terms. In order to understand this process, the thesis initially examines actions for cultural heritage, inserting them in an expanded way in the policies for culture, and a debate is needed on the influence of the idea of nation-state and citizenship in the definition of goods Which represent a certain social group. Subsequently the text seeks the interpretation of actions within the scope of cultural policies aimed at capoeira between the years 2003 and 2016, a period understood as an inflection in cultural policies in Brazil. These actions were analyzed based on the monitoring of the process of heritagezation within the scope of the Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).