Simpatia e sentimentos morais: uma análise do Tratado da Natureza Humana Documento uri icon

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tipo

  • master thesis

abstrato

  • Esta dissertação objetiva descrever e analisar o princípio da simpatia na filosofia moral de Hume. No primeiro capítulo faremos uma breve descrição de como a simpatia trabalha na formação da identidade pessoal e na emergência das paixões; esta análise se faz necessária por conta da defesa de Hume de que a moralidade se baseia nos sentimentos, não na razão. Em seguida, apresentamos a teoria moral humeana propriamente dita e a relação entre sentimentos morais e juízos morais, e defendemos a tese de que, tal como qualquer outro juízo, o juízo moral é passível de verdade ou falsidade, pois é formado por ideias, não por impressões. Apesar de este trabalho ser nomeado uma análise do Tratado da Natureza Humana, expomos como a substituição de algumas funções do princípio da simpatia pelo sentimento de humanidade em Uma Investigação sobre os Princípios da Moral foi necessária, para salvar a objetividade dos juízos morais. Finalizamos apresentando a simpatia em Adam Smith e na Ética do Cuidado de Michael Slote.
  • This dissertation aims to describe and analyze the principle of sympathy in Hume's moral philosophy. In the first chapter we will give a brief description of how sympathy works in the formation of personal identity and the emergence of passions; this analysis is necessary because of Hume's defense that morality is based on feelings, not on reason. Next, we present Humean moral theory itself and the relation between moral feelings and moral judgments, and we defend the thesis that, like any other judgment, moral judgment is liable to truth or falsehood, since it is formed by ideas, not impressions. Although this work is named an analysis of the Treatise on Human Nature, we have discussed how the substitution of some functions of the principle of sympathy by the sentiment of humanity in An Inquiry Concerning the Principles of Morals was necessary, to save the objectivity of moral judgments. We end with sympathy in Adam Smith and in Michael Slote's Care Ethics.

data de publicação

  • 2017-01-01