Leitura das Literaturas de Língua Portuguesa e Formação de Leitores Documento uri icon

  •  
  • Visão geral
  •  
  • Identidade
  •  
  • Ver todos
  •  

tipo

  • master thesis

abstrato

  • Este trabalho aborda a importância da formação do leitor literário e tem por objetivo ampliar sua competência leitora através da análise de textos das literaturas africanas de língua portuguesa e afro-brasileiras (AMÂNCIO, 2008), devido à importância desses povos e de sua cultura na formação do povo brasileiro, além da influência inquestionável na nossa etnia. A parte teórica está fundamentada nos estudos que confirmam a necessidade de conhecimentos prévios para que o aluno compreenda a linguagem literária seus implícitos (CHARTIER, 2011; COSSON, 2016; KLEIMAN, 2016), tornando-se um leitor proficiente, baseada também nas leis que norteiam a educação básica. A metodologia está ancorada na pesquisa qualitativa, a pesquisa-ação, que foi desenvolvida por meio de atividades interventivas em uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do município de Itaboraí no Estado do Rio de Janeiro, na qual esta dificuldade da compreensão da linguagem literária foi detectada. As atividades seguiram a sequência básica de Cosson (2016), na qual a motivação, a introdução e as leituras foram realizadas com textos multimodais: filmes, vídeos, músicas, contos e poemas. A etapa da produção contou com criações dos alunos de textos análogos aos lidos e também de texto dissertativo sobre a rica cultura africana para desconstrução de preconceitos e visões distorcidas que se tem da África. As criações textuais corroboraram com a tese da necessidade de se recorrer a conhecimentos anteriores sobre o universo do texto literário para sua plena compreensão, visto que conseguiram atribuir sentido ( KOCH, 2016) às suas produções a partir das leituras literárias prévias africanas e afro-brasileiras.
  • This paper discusses the importance of the formation of the literary reader and aims to broaden its reading competence through the analysis of texts of the Portuguese-speaking African literatures and Afro-Brazilian (AMÂNCIO, 2008), dueto the importance of these Peoples and their culture in the formation of the Brazilian people, beyond the um questionable influence in our ethnicity. The theoreticalpart is based on studies that confirm the need for prior know ledge so that students understand their implicit literary language (CHARTIER, 2011; COSSON, 2016; KLEIMAN, 2016),becoming a proficient reader, based also on the laws that guide basic education. The methodology is anchored in the qualitative research, the action research, which was developed through interventive activities in a class of 9th grade of elementary School of a public schools in themunicipality of Itaboraí in the State of Rio de Janeiro, inwhich this Difficulty in understanding literary language wasdetected. The activities followed the basic sequence of Cosson (2016), in which the motivation, introduction andreadings were performed with multimodal texts: films,videos, Songs, Tales and poems. The stage of production counted with students ' creations of texts analogous to those read and also of a text of dissertative about the rich African culture to deconstruct prejudices and distorted visions thatare from Africa. The textual creations corroborated the thesis of the necessity of resorting to previous knowledgea bout the universe of literary text for its full comprehension,since they were able to attribute meaning (KOCH, 2016) to their productions from the readings African and Afro-Brazilian.

data de publicação

  • 2019-01-01