O estudo se concentra nos movimentos noise conjunto de movimentos musicais emergentes nas duas últimas décadas do séc. XX centrados em uma mobilização do sonoro por suas possibilidades impactantes e intensa mobilização de ruído. Partimos de uma análise do termo ruído para constatar que sua discussão, utilização e reivindicação pautou boa parte das transformações sonoras em jogo no séc. XX. O ruído invadiu o cotidiano através do processo conhecido como modernidade, mediante o surgimento das cidades urbanas, onde se desenvolveram intensas trocas tecnológicas. Estas novas tecnologias mobilizam sons de qualidade distinta dos sons encontrados na natureza quando comparados os níveis de amplitude mobilizados, o espectro ruidoso e sua insistência temporal. Novas tecnologias de controle e geração sonora também tornaram possível manipulá-lo. A mobilização deste novo material sonoro foi tema de uma série de expressões musicais do séc. XX, notadamente através dos futuristas italianos, de Edgard Varése, John Cage, a música concreta, o rock, o punk, entre outros. Mediante um apoio conceitual nos teóricos da Materialidade exploramos, contudo, a idéia de que os movimentos noise agregam ao termo ruído um outro sentido que não foi o sentido preponderante nestas demais expressões. Através da mobilização de certas características intrínsecas ao sonoro, o noise almeja se dirigir aos corpos como uma espécie de força, dedicando uma atenção aos limites de resistência e tolerância dos corpos à estímulos sonoros. Este uso acaba por conferir ao som características táteis, que extrapolam o campo do meramente auditivo
This research focuses on the "noise movements" - several musical movements that emmerged on the last two decades of the 20th century, centered on requesting the sonorous in its impact possibilities and in its intense noise mobilization. Setting from an analysis of the term "noise" we could notice that its discussion, use and demand guided a great part of the transformations in sound at stake on the 20th century. The noise invaded the daily life through the process known as the modernity, by the urban city developments where intense technological shifts were made. These new technologies mobilize types of sounds with distinct qualities when comparing its volume levels, its noisy spectra and its insistence. New technologies of sound generation and control also have made possible to manipulate it. Such uses of new sound resources was at the centre of several 20th century musical expressions, notably by the italian futurists, Edgard Varése, John Cage, the musique concrete, the rock, the punk, among others. However, by focusing on the Materialities theories as a reference we developed the idea that the "noise movements" explored on the noise concept a meaning that wasn't preponderant on those other expressions. By mobilizing certain sound intrinsic characteristics, the "noise movements" aim to reach the bodies through some sort of force, through the body's resistance and tolerance to sound stimuli. These objectives conferes tactile characteristics to the sound, extrapolating the mere auditive field