Vestidos para brilhar: uma análise da trajetória dos destaques das escolas de samba do Rio de Janeiro Documento uri icon

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  • master thesis

abstrato

  • Este trabalho busca analisar a trajetória trilhada pelos destaques no corpo das escolas de samba, sua fixação no imaginário popular e a importância dentro dessas agremiações carnavalescas, a partir de três personagens centrais: Olegária dos Anjos, no Império Serrano, considerada a primeira destaque das escolas de samba; Isabel Valença, no Salgueiro, que deu vida a figuras históricas brasileiras que ficaram marcados no carnaval pelos enredos apresentados pela agremiação; e Jésus Henrique, no Salgueiro, e, posteriormente, na Beija-Flor de Nilópolis, símbolo de um grupo de desfilantes que transitaram com seus trajes de luxo entre os concursos de fantasias carnavalescas e as avenidas onde acontecem os desfiles. No primeiro capítulo, abordamos a construção de narrativas de primazia no mundo carnavalesco. No segundo, apresentamos uma breve discussão sobre o papel do luxo exibido por esses componentes em suntuosas fantasias. Na terceira parte, traçamos um paralelo com a representação do sagrado por meio de uma observação da visualidade baseada na verticalidade e na elevação desses desfilantes em espécies de altares móveis, ou seja, os carros alegóricos
  • This work seeks to analyze the trajectory of destaques in samba schools, their fixation in the popular imaginary and the importance into these organizations, from three characters: Olegária dos Anjos, in Império Serrano, considered the first destaque of samba schools history; Isabel Valença, in Salgueiro, who gave life to brazilian historical characters marked in carnival through themes presented in this samba school; and Jésus Henrique, in Salgueiro, and posteriorly in Beija-Flor de Nilópolis, who became a symbol of a group of participants who transited with theirs luxurious costumes between the carnival costumes contests and the avenues where occur the parades. In first chapter we talk about the building of narratives of primary positions in the world of carnival. In the second chapter we introduce a brief discussion about the place of lux shown for the destaques in sumptuous costumes. In the third chapter we draw a parallel with the representation of sacred through an observation of visuality based on verticality and in the elevation of the destaques to some kinds of altars in motion, in other words, the floats

data de publicação

  • 2016-01-01