Invisibilidade de narrativas e visibilidade de estereótipos: o problema da representatividade das mulheres negras no cinema nacional. Documento uri icon

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  • master thesis

abstrato

  • O acesso à cultura, como produção material e simbólica, é um direito amplamente afirmado pelo Estado brasileiro e objeto de políticas públicas. Entretanto, distintas formas de representação permanecem concentradas ao domínio de poucos grupos sociais, expondo o distanciamento entre estatuto legal e realidade. O objetivo desta dissertação é fornecer um panorama acerca dos problemas de representatividade no cinema em relação ao grupo mais atingido por desigualdades sociais, qual seja, o das mulheres negras. A partir da análise quantitativa dos filmes de maior bilheteria entre os anos de 2002 e 2014, apresento a distribuição de gênero e cor dos diretores/as, roteiristas e atores/atrizes. Foram classificados 258 filmes, 267 diretores, 495 roteiristas e 1181 personagens. Em seguida, indo além da constatação da desigualdade dessa distribuição, examino seus aspectos normativos à luz de teorias feministas, do multiculturalismo e do reconhecimento. Divido este debate em quatro âmbitos: (1) a opressão explícita na invisibilidade de narrativas construídas por mulheres negras; (2) a sub-representação desse grupo nos elencos, acompanhada da associação a estereótipos; (3) a defesa de direitos especiais e reconhecimento para grupos em desvantagem; e, por fim, (4) a análise das iniciativas políticas recentes sobre inclusão nos meios de comunicação. Os resultados da pesquisa expressam as falhas na elaboração de políticas públicas voltadas ao audiovisual, que não contemplam a interação entre raça e gênero, e contribuem para a permanência de um cenário de desigualdades.
  • The access to culture, like material and symbolic production, is a right widely affirmed by the Brazilian State and object of public policies. Meantime, the different forms of representation remain concentrated to the power of few social groups, exposing the distancing between legal statute and reality. The objective of this dissertation is to supply a view about the representativeness problems in the cinema regarding the group most reached by social inequalities, namely, black women. From the quantitative analysis of the movies of bigger ticket office between the years of 2002 and 2014, I present the distribution of gender and race of the directors, scriptwriters and actors/actresses. 258 movies were classified, 267 directors, 495 scriptwriters and 1181 characters. Then, based on feminist theories, on multiculturalism and on the theory of recognition, I look to think about the importance of the diversity in the cinema. For such, I divide this discussion in four extents, being they: (1) the explicit oppression in the invisibility of narratives built by black women; (2) the underrepresentation of this group in the casts, accompanied by the association to stereotypes; (3) the defense of special rights and recognition for groups in disadvantage; and, finally, (4) the analysis of the recent political initiatives on inclusion in the media.

data de publicação

  • 2016-01-01

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