O objetivo principal desta dissertação é analisar as narrativas dos materiais produzidos pelo Rio Media Center (RMC), centro de imprensa da cidade do Rio de Janeiro para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, com base nos atributos da marca Cidade Olímpica , para a produção de sentido do projeto de transformação urbana impulsionado pelo megaevento esportivo. Como ponto de partida, fizemos um breve levantamento histórico sobre o desenvolvimento urbano do Rio de Janeiro, entre o século XIX e o início do século XX, para compreender o protagonismo da capital carioca diante do mundo e a construção da sua vocação para sediar eventos. Abordamos, em seguida, a influência da mídia e dos fenômenos contemporâneos do city branding e da marca no planejamento de comunicação do RMC. Analisamos ainda o centro de imprensa como um projeto de Relações Públicas, considerando os conceitos de comunicação organizacional, bem como incluímos uma discussão sobre os megaeventos como propulsores da dinâmica competitiva do mercado global de cidades para atender às demandas da sociedade de consumo. O estudo também enfoca o uso e o consumo da comida típica e de manifestações culturais brasileiras como agentes comunicacionais em busca de conexão com a identidade nacional. Na parte final, são analisadas as narrativas institucionais dos materiais distribuídos aos profissionais credenciados pelo RMC, sob a perspectiva discursiva de Andrea Semprini (2010), que se ajusta ao propósito de fortalecimento da imagem do Rio de Janeiro
The main purpose of this research is to analyze the narratives in the materials produced by the Rio Media Center (RMC) the City press center for the Rio 2016 Olympic and Paralympic Games based on the attributes of the Cidade Olímpica (Olympic City) brand, in order to construct meaning from the projects of urban transformation driven by the mega-sports event. As a starting point, we conducted a brief historical research of the urban development in Rio de Janeiro between the 19th and early 20th centuries, so one could understand the city s prominent role in the world as a former capital and the rise of its vocation to host events. Then, we focused on the influence of the media and the contemporary phenomena of city branding on the RMC communication plan. We also analyzed the press center as a Public Relations project, taking into consideration the concepts of organizational communication. Furthermore, we discussed mega-events inside the competitive dynamics of global markets for cities that seek to meet the demands of consumer society. The research also focused on the use and consumption of typical Brazilian cuisine and cultural manifestations as communicational agents in establishing a connection with the national identity. Lastly, we analyzed the institutional narratives in the materials given to accredited professionals at the RMC, from the discursive perspective of Andrea Semprini (2010), which fits the purpose of strengthening the image of Rio de Janeiro