A presente pesquisa tem como foco a discussão da centralidade da ética na formação profissional do assistente social, tendo como subsídio os depoimentos dos egressos dos cursos de Serviço Social presenciais em Teófilo Otoni-MG. Objetivamos identificar a compreensão dos egressos sobre a ética, verificar a sua apreensão sobre a relação da ética com o seu atual ou futuro exercício profissional como assistente social e compreender a direção social da formação profissional desses egressos. A dissertação parte da contribuição da corrente teórico-metodológica marxista, utilizando o debate da ontologia do ser social para a discussão da ética, por ser o referencial teórico prioritário na literatura do Serviço Social brasileiro para o debate da ética profissional. Realizamos entrevistas semi-estruturadas direcionadas a 12 egressos dos três cursos de Serviço Social da modalidade presencial, dois de natureza privada e um de natureza pública. Os resultados evidenciaram que a maioria dos entrevistados concebe a ética profissional de forma prescritiva.
This research focuses on the discussion of the centrality of ethics in professional training of social worker, with the subsidy the testimony of graduates of social work in-classroom courses in Teófilo Otoni-MG. We aimed to identify the understanding of the graduates about ethics, verify its concern about the relationship of ethics with their current or future professional practice as a social worker and understand the social direction of the professional training of these graduates. The dissertation starts from the contribution of the Marxist theoretical and methodological current, using the discussion of the ontology of social being to the discussion of ethics, since it is a priority in the theoretical literature of the Brazilian Social Service for discussion of professional ethics. We conducted semi-structured interviews directed to 12 graduates of the three courses of Social Work in-classroom, two privates and one public. The results showed that most respondents conceives the professional ethics in a prescriptive way.