Teoria e ideologia do desenvolvimento capitalista na abordagem das concepções educacionais e das políticas públicas de formação dos trabalhadores no Brasil Documento uri icon

  •  
  • Visão geral
  •  
  • Pesquisas
  •  
  • Identidade
  •  
  • Ver todos
  •  

tipo

  • master thesis

abstrato

  • Esta dissertação tem como objetivo analisar as concepções, noções e ideologias que ordenam as relações produtivas e as relações educativas no âmbito da política educacional brasileira. Partimos da compreensão de que o movimento histórico da política de formação dos trabalhadores no Brasil expressa a constituição do Estado brasileiro, à luz do processo histórico e ideológico de desenvolvimento capitalista. Sendo assim, suas bases teóricas e ideológicas alicerçam-se na teoria do capital humano, na pedagogia das competências e na ideologia do capital social. A hipótese que orienta a pesquisa é a de que tais ideologias, constituem-se como especificidade da ideologia do desenvolvimento no campo educacional, estabelecendo uma relação direta e linear entre educação escolar, inserção no mercado de trabalho e crescimento econômico. No intuito de captar a contradição entre as demandas sociais, políticas e econômicas da ampliação da escolaridade e da função da escola e as tendências da (des)qualificação do trabalho e dos trabalhadores, buscamos construir um referencial teórico e epistemológico para a análise das políticas públicas de formação no Brasil, retomando autores clássicos e contemporâneos do pensamento crítico social
  • This dissertation aims to analyze the conceptions, notions and ideologies that order the productive relations and the educational relations within the brazilian educational policy. Based on the understanding of the historical movement of the workers' formation policy in Brazil express the Brazilian constitution, in the light of the capitalism ideology and ideological development. Thus, its "theoretical" and ideological bases are based on the "theory" of human capital, the pedagogy of competences and the ideology of social capital. The hypothesis that guides the research is that these ideologies constitute themselves as specifications from the development ideology in the educational field, and stablish a direct and linear relationship among school education, labor market insertion and economic growth. In order to capture a contradiction among social, political and economic demands of the schooling expansion, the function of the school and the tendency in qualification and disqualification of work and workers, we aim to build a theoretical and epistemological framework for the analysis of public politics of education in Brazil in the last decades, retaking classic and contemporary authors of the critical social thought

data de publicação

  • 2010-01-01