Trajetória e obra de Gioconda Mussolini: configuração da Psicologia como conhecimento e prática nos anos 1930 a 1960 Documento uri icon

  •  
  • Visão geral
  •  
  • Pesquisas
  •  
  • Identidade
  •  
  • Ver todos
  •  

tipo

  • doctoral thesis

abstrato

  • O presente trabalho teve como objetivo investigar a história da Psicologia entre as décadas de 1930 e 1960 em São Paulo a partir da construção da trajetória profissional de Gioconda Mussolini. A metodologia consistiu na realização de entrevistas e conversas com participantes que, na época, foram estudantes e docentes no Curso de Psicologia da FFCL/USP, no levantamento e análise de documentos de domínio público colhidos nos centros de memória das instituições das quais Gioconda Mussolini participou. A relação dessa personagem com a Psicologia foi sendo construída desde sua formação e atuação profissional. Gioconda Mussolini foi professora normalista, bacharel em Ciências Sociais e Política na FFCL/USP e mestre em Ciências Sociais pela ELSP. Atuou como professora assistente de Sociologia e Antropologia na FFCL/USP, onde ministrou a disciplina Personalidade e Cultura para alunos do recém criado Curso de Psicologia. Foi membro-fundadora da antiga Sociedade de Psicologia de São Paulo, onde conviveu com personagens marcantes da história da Psicologia como Annita Cabral, Noemy da Silveira Rudolfer, Aniela Ginsberg e Virgínia Bicudo. Gioconda Mussolini teve acesso às mais variadas teorias, temas e bibliografias em Psicologia durante sua formação. Aplicou conceitos psicológicos, como personalidade, em seu trabalho docente e em suas pesquisas e publicações. Em suas publicações observou-se a utilização de conhecimentos provenientes da história, da geografia, da sociologia e da psicologia (sentimentos, motivação, atitudes, valores) para analisar as alterações produzidas no contexto da atividade pesqueira e de suas comunidades. Apesar de Gioconda Mussolini não figurar como um dos grandes nomes da Psicologia e/ou da Antropologia, o conhecimento sobre sua trajetória profissional e de suas produções permite identificar apropriações e interfaces da psicologia com outras ciências, proporcionando outras possibilidades de construção da história desta ciência
  • This study is aimed to investigate the history of psychology between the 1930s and 1960 at São Paulo with the construction of the professional career of Gioconda Mussolini. The method consists on interviews and conversations with participants who were students and teachers in the course of psychology FFCL/USP; survey and analysis of public documents collected in the memory centres of the institutions where Gioconda Mussolini participated. The relationship with psychology has built since its professional formation and actuation. Gioconda Mussolini was teacher of normal school, Social Scientist and Master in Social Sciences. She served as assistant professor of sociology and anthropology at FFCL/USP, where she taught the Personality and Culture course for students of Psychology. As founding member of Psychology Society of São Paulo, she lived with important characters in the history of psychology as Annita Cabral, Noemy Rudolfer, Aniela Ginsberg and Virgínia Bicudo. Gioconda Mussolini had access to a variety of theories, themes and bibliographies in psychology during their training. She applied concepts such as personality, in their teaching and research and publications. In their publications was noted the use of knowledge from history, geography, sociology and psychology (feelings, motivation, attitudes, and values) to analyse the alterations produced on the context of the fishing activity and its communities. Despite Gioconda Mussolini doesn´t appear as one of the great names of psychology and/or anthropology the knowledge of its professional course and its productions allows to identify appropriations and interfaces of psychology with other sciences, providing other possibilities of building history of psychological science

data de publicação

  • 2016-01-01