As áreas urbanas são caracterizadas por diferentes microclimas identificados pela grande concentração de construções o que ocasiona a formação de ilhas de calor, um aumento da temperatura do ar em comparação com as áreas de baixa ocupação ou rurais. Os projetos de aquecimento, ventilação e ar condicionado (AVAC) necessitam do cálculo de carga térmica, que tem como base as informações das condições ambientais do ar externo, disponibilizadas através da norma: Instalações de Ar Condicionado Sistemas Centrais e Unitários (ABNT NBR 16401) ou através do banco de dados meteorológicos encontrados nos softwares de projeto de ar condicionado e refrigeração. O objetivo desse trabalho é investigar a influência do microclima urbano no dimensionamento dos projetos para sistema de ar condicionado através do uso de dados climáticos da estação meteorológica mais próxima. O processamento dos dados meteorológicos seguiu as recomendações da American Society of Heating, Refrigeration and Air-Conditioning (ASHRAE) para a criação dos dias típicos de projeto. A simulação do projeto de ar condicionado utilizou uma mesma construção em diferentes pontos do Rio de Janeiro através do software comercial HAP, versão 4.9.1, da Carrier. Os resultados mostraram que as cargas térmicas de resfriamento para projetos de ar condicionado para a cidade do Rio de Janeiro podem sofrer um aumento no dimensionamento de até 20% quando são utilizados os dados meteorológicos dos Aeroportos Antônio Carlos Jobim e Santos Dumont.
The urban areas are characterized for different microclimates identified for the high concentration of buildings, which causes the formation of islands of heat, an increase of the temperature of the air compared to the areas of low occupation or rural areas. The heating, ventilation and air-conditioning (HVAC) projects require the calculation of thermal load, which is based on the information of the environmental conditions of the external air, provided through the standard: Air Conditioning Installations - Central and Unit Systems (ABNT NBR 16401) or through the meteorological database meetings in the software for air conditioning design. The objective of this work is to investigate the influence of urban microclimate on the design of the air conditioning system through the use of climatic data from the closest meteorological station. The processing of the meteorological data followed the recommendations of the American Society of Heating, Refrigeration and Air-Conditioning (ASHRAE) to create of the typical days of project. The simulation of the air conditioning project used the same constructions at different points of Rio de Janeiro through the commercial software HAP, version 4.9.1, from Carrier. The results showed that the thermal loads of cooling for air conditioning projects for the city of Rio de Janeiro can go through an increase without scale of up to 20% when are using the meteorological data from Antônio Carlos Jobim and Santos Dumont Airports.