Esta pesquisa desenvolve uma análise fílmica de Freaks (Tod Browning, 1932), com o objetivo de observar as representações da monstruosidade na caracterização visual das personagens. Essa caracterização, aqui examinada, é o design da aparência do ser ficcional; que engloba o perfil físico do intérprete, os figurinos, cabelos, maquiagens e adereços, assim como a gestualidade e a expressão facial e corporal da pessoa que encarna a personagem, somados à iluminação, aos enquadramentos, efeitos de câmera e de edição. Nesse caminho, a caracterização imprime na imagem representações que revelam características da personagem e as situações que ela vivencia na trama. Tais representações podem significar ou simbolizar variadas coisas, e este texto observa os sinais da monstruosidade. O monstro é entendido aqui como Luiz Nazário apresenta em Da Natureza dos Monstros (1998); um ser ameaçador e cruel, que existe em oposição à humanidade, que é o "outro" do ser humano. Observa-se que várias estruturas narrativas do monstro existem no filme de Browning e algumas personagens de Freaks apresentam um visual que constrói a máscara monstruosa, independente do perfil corporal. Em 1932, quando Browning lançou seu filme, ainda existiam exibições públicas em que pessoas com deficiências físicas eram apresentadas como monstros humanos, sendo que vários intérpretes do filme eram atrações desse tipo de exibição. Na maior parte do filme, enquanto duas personagens com corpos comuns assumem atitudes moralmente monstruosas, os incomuns apresentam uma prática cotidiana cordial e uma caracterização semelhante aos outros; apenas no final da trama, os incomuns passam a apresentar uma visualidade mais monstruosa. Na aparência das personagens de Freaks, Browning confronta princípios morais da plateia e semeia reflexões sobre a diversidade humana, a identidade de cada pessoa e o exercício da alteridade.
This research develops a film analysis of Freaks (Tod Browning, 1932), in order to observe the representations of monstrosity in the visual characterization of the characters. This characterization, examined here, is the design of the appearance of the fictional being; which includes the physical profile of the performer, the costumes, hair, makeup and props, as well as the gesture and facial and body expression of the person who embodies the character, in addition to lighting, framing, camera effects and editing. In this way, the characterization prints in the image representations that reveal characteristics of the character and the situations that she experiences in the plot. Such representations can mean or symbolize various things, and this text observes the signs of monstrosity. The monster is understood here as Luiz Nazário presents in The Nature of Monsters (1998); a threatening and cruel being, which exists in opposition to humanity, which is the "other" of the human being. It is observed that several narrative structures of the monster exist in the film of Browning and some personages of Freaks present a visual that builds the monstrous mask, independent of the corporal profile. In 1932, when Browning released his film, there were still public exhibitions in which people with physical disabilities were presented as human monsters, and several interpreters of the film were attractions of this type of exhibition. In most of the film, while two characters with ordinary bodies assume morally monstrous attitudes, the uncommon ones present a cordial daily practice and a characterization similar to the others; only at the end of the plot, the uncommon ones present a more monstrous visuality. In the appearance of the characters of Freaks, Browning confronts moral principles of the audience and sows reflections on human diversity, the identity of each person and the exercise of otherness.