Memória e sentidos na institucionalização e disciplinarização da língua de sinais em cursos de Letras - Libras Documento uri icon

  •  
  • Visão geral
  •  
  • Pesquisas
  •  
  • Identidade
  •  
  • Ver todos
  •  

tipo

  • doctoral thesis

abstrato

  • A Lei de Libras e o Decreto 5.626/05 não apenas reconheceram e legalizaram a Libras como “meio legal de comunicação e expressão da comunidade surda”, mas também inauguraram um acontecimento discursivo possibilitando uma via para o processo de institucionalização desta área como conhecimento científico por meio de seu curso de graduação em Letras-Libras. Esta tese, inscrita na área da História das Ideias Linguísticas no Brasil – HIL e com confluência na Análise do Discurso, elabora um estudo sobre o processo de disciplinarização da língua de sinais nos cursos de licenciatura em Letras-Libras das universidades federais do país. Os pressupostos teóricos provêm das leituras efetuadas em Auroux (1989; 2008; 2014); Orlandi (2001; 2007; 2010; 2013), Guimarães (2003; 2014) e Nunes (2007; 2008) acerca das ideias linguísticas e por meio da mobilização de conceitos e dispositivos teóricos e analíticos da análise de discurso materialista, tais como memória, arquivo e designação. A construção do nosso arquivo de leitura inclui, como material de análise, os primeiros projetos político-pedagógicos (PPP) desses cursos e seus respectivos ementários. Buscamos compreender os sentidos sobre a língua de sinais e a formação de professores de Libras que emergem desses documentos institucionais, bem como os movimentos de permanência, ruptura, deslocamentos e tensão presentes no PPP e nas ementas. Identificamos uma carência de investigações sobre as descrições linguísticas da Libras e que tanto esse processo como o da sistematização de uma escrita da língua de sinais se instauram por meio de uma exogramatização e que há uma prevalência dos estudos oriundos da ASL em ambos. Constatamos que os avanços tecnológicos de comunicação parecem consubstanciar para outro formato de registro diferente dos moldes tradicionais, assim, propomos uma reorganização do quadro teórico acerca das revoluções tecnolinguísticas (AUROUX, 2014) a partir da Libras. Considerar a historicidade e a institucionalização nesse processo de disciplinarização é fundamental para o resgate da memória de uma língua (quase) censurada e interditada por décadas e suas projeções futuras na formação de professores de Libras
  • The Libras Law and the Decree 5.626/05 not only recognized and legalized Libras as a legal “means of communication and expression for the deaf community”, but also inaugurated a discursive event enabling a way for the process of institutionalizing this area as scientific knowledge through its licentiate degree course in Letras-Libras. This thesis, affiliated to the area of History of Linguistic Ideas in Brazil - HIL and with confluence in Discourse Analysis, elaborates a study on the process of disciplining sign language in licentiate degree courses in Letras-Libras at federal universities in the country. The theoretical assumptions come from the readings of the work of Auroux (1989; 2008; 2014); Orlandi (2001; 2007; 2010; 2013), Guimarães (2003; 2014) and Nunes (2007; 2008) about the history of linguistic ideas and through the mobilization of concepts and theoretical/analytical devices of materialistic discourse analysis, such as memory, file and designation. The construction of our reading archive includes, as material for analysis, the first political-pedagogical projects (PPP) of these courses and their respective curriculums. We seek to understand the meanings about sign language and the training of Libras teachers that emerge from these institutional documents, as well as the movements of permanence, rupture, displacement and tension present in the PPP and in the syllabuses. We identified a lack of research on the linguistic descriptions of Libras and that both this process and the systematization of a writing of sign language are established through “exogramatização” and that there is a prevalence of studies originating from ASL in both. We found that the technological advances in communication seem to materialize another registration format different from the traditional molds, thus, we propose a reorganization of the theoretical framework about the technolinguistic revolutions (AUROUX, 2014) from Libras. Considering historicity and institutionalization in this disciplinary process is fundamental to recover the memory of a(n almost) censored and banned language for decades and its future projections in the training of Libras teachers

data de publicação

  • 2020-01-01