Discurso e sentidos: uma análise do cartaz "30 anos de luta contra a AIDS" Documento uri icon

  •  
  • Visão geral
  •  
  • Pesquisas
  •  
  • Identidade
  •  
  • Ver todos
  •  

tipo

  • master thesis

abstrato

  • Este estudo tem como objeto a materialidade discursiva presente no cartaz 30 anos de luta contra a aids . Os objetivos específicos foram: a) Descrever, sob a perspectiva da Teoria das Representações Sociais, as representações do HIV/aids, mediatizadas pelo cartaz 30 anos de luta contra a AIDS ; b) Analisar o cartaz 30 anos de luta contra a AIDS sob a esteira da proposição teórica da Escola Francesa de Análise do Discurso, a partir dos seus conteúdos verbais (textos) e não verbais (imagens e cores, dentre outros itens); c) Analisar algumas interfaces entre a Análise do Discurso e a Teoria das Representações Sociais para o estudo de materiais icônicos. Trata-se de uma pesquisa iconográfica, com abordagem qualitativa, elaborada na esteira da Análise de Discurso, na linha da Escola Francesa, e da Teoria das Representações Sociais, sendo utilizado, ainda, o conceito de policromia, o que permitiu trabalhar a imagem na perspectiva do não verbal. Como material empírico, submeteu-se à análise o cartaz utilizado pelo Departamento Nacional de IST/Aids, em dezembro de 2014, para a ocasião do Dia Mundial de Luta Contra a Aids, em seu formato digital, disponibilizado em PDF (Portable Document Format), no tamanho de 460 x 640 mm. A análise se deu em três etapas: análise do não verbal, análise do verbal e análise das formações imaginárias. Os resultados apontam para um discurso direcionado aos jovens, no qual a prevenção se subdivide nas noções de auto e heteroproteção, ligadas, principalmente, à terapia antirretroviral como forma de prevenir a aids e a transmissão do vírus. Pelo uso de metáforas, o cartaz resgata noções como a de câncer-gay, doença-punição e morte, para, então, a partir da introdução da terapia antirretroviral, traçar um paralelo entre o passado e o presente da síndrome. Conclui-se, que, por meio de metáforas, implícitos e silenciamentos, há uma carnavalização do HIV/Aids para que a memória da síndrome possa ser ressignificada e que novos elementos possam, assim, serem ancorados ao núcleo central das representações da síndrome.
  • The present study is concerned with the discursive materiality present in the poster 30 years of fight against AIDS . It specifically aims to: 1) Describe, from the perspective of the Theory of Social Representations, the representations of HIV/AIDS, mediated by the poster 30 years of fight against AIDS"; 2) Analyze the poster 30 years of fight against AIDS , in the light of the theoretical proposition of the French School of Discourse Analysis, based on its verbal (texts) and non-verbal (images and colors, among other elements) contents; 3) Analyze some interfaces between the Discourse Analysis and the Social Representation Theory applied to the study of iconic materials. This is an iconographic research, with a qualitative approach, developed in the light of the French Discourse Analysis, the Theory of Social Representations, as well as the concept of polychromy, which allowed the image study from a non-verbal perspective. As empirical material, the poster used by the National STI/AIDS Department, in December 2014, for the World AIDS Day, was submitted to analysis in PDF (Portable Document Format) format, with a 460 x 640 mm image size. The analysis took place in three stages: non-verbal analysis, verbal analysis and analysis of imaginary formations. The results point to a discourse directed to young people, in which prevention is subdivided into the notions of self and heteroprotection, mainly linked to antiretroviral therapy as a way to prevent AIDS and the virus transmission. Through metaphors, the poster retraces notions such as gay cancer , punishment disease and death so as to, from the introduction of antiretroviral therapy, draw a parallel between the past and the present of the syndrome. It can be concluded, through the metaphors, implicit ideas and silencing, that there is a carnivalization of HIV/AIDS so that the memory of the syndrome can be re-signified so that the new elements can thus be anchored to the central nucleus of the syndrome representations.

data de publicação

  • 2017-01-01