Sentidos da Educação Popular em Movimentos Populares Urbanos: cartografia das ações político-educativas da Associação de Moradores do Bairro Jardim Catarina em São Gonçalo/RJ Documento uri icon

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  • master thesis

abstrato

  • Nesta dissertação temos como objeto de pesquisa a articulação entre Educação Popular (EP) e os movimentos populares urbanos, tendo como campo empírico a Associação de Moradores do Jardim Catarina (AMAJAC) localizada no município de São Gonçalo-RJ, cidade de periferia urbana, localizada no leste metropolitano do Rio de Janeiro. Considerando que os sentidos políticos da Educação Popular são produzidos em diferentes contextos histórico-sociais, problematizamos sobre quais seriam as questões políticas que movem as ações dos movimentos associativos de moradores, em particular da AMAJAC. A pesquisa tem por principal objetivo analisar quais ações são desenvolvidas pela associação de moradores pesquisada que expressem aproximações com os princípios da Educação Popular. Do ponto de vista metodológico, recorremos à proposta da cartografia da ação delineada por Ribeiro (2009), a partir da qual buscamos evidenciar a importância do lugar para a atuação desses movimentos e, que é a partir da relação entre sujeitos e lugar que as ações se constituem. Feito isso, voltamos nossa análise, especificamente, para a associação investigada, onde buscamos o diálogo com a AMAJAC. Também procedemos ao levantamento e análise dos diferentes meios comunicacionais pelas quais a Associação veicula suas ações sobre as quais realizamos inferências sobre sua articulação com o campo da Educação Popular. Compreendemos que as práticas político-educativas que são realizadas pela associação de moradores através das ações sociais, dos projetos, das atividades culturais, das reuniões, do diálogo do cotidiano parecem caracterizar uma perspectiva da EP a partir das demandas das condições de vida no lugar. Outro aspecto a ser ressaltado é a produção do direito à cidade que engloba, hoje, o movimento popular urbano analisado, sendo uma das principais questões políticas da EP enfrentadas nos espaços onde a luta por este direito ressignifica e/ou produz outras práticas político-educativa para a EP.

data de publicação

  • 2017-01-01