Esta tese objetiva construir uma narrativa sobre os primórdios da Psicologia do Esporte através da análise da inserção da Psicologia em periódicos de Educação Física dos anos 1930 a 1960. O texto discorre sobre as apropriações do saber psicológico, seus conceitos e teorias no universo dos primeiros periódicos da Educação Física no Brasil, caracterizando o percurso de construção de mais uma especialidade na Psicologia, a Psicologia do Esporte. Por se tratar de uma análise documental, investigamos fontes e documentos escritos, brasileiros e de domínio público, de caráter acadêmico apresentados em periódicos especializados ou governamental no formato de leis, decretos, estatutos. Analisamos tais documentos como práticas discursivas, pois envolvem diversos elementos, distribuídos de forma harmônica ou não, localizados historicamente, no tempo e no espaço, produzindo seus efeitos. A análise dos dados permitiu averiguar a construção de sentidos que os interessados em Educação Física fazem em relação ao campo psicológico. Concluímos que o percurso de construção da Psicologia do Esporte perpassa outros profissionais, como médicos, militares, educadores físicos e psicologistas, interessados em conhecer melhor os fenômenos humanos diante da prática de atividade física e dos esportes, caracterizando-se em duas fases, psicologia complementar (1930-1940) e prática psicológica (1950-1960). Sem dúvida, caracterizam uma construção gradativa da Psicologia do Esporte como a conhecemos hoje
This thesis aims to construct a narrative about the early times of Sport Psychology through insertion analysis of Psychology in Physical Education magazines back in the years between 1930 and 1960. The text talks about the appropriations of the psychological knowledge, their concepts and theories in the universe of the first Physical Education magazines in Brazil, characterizing the construction way of one more Psychology specialization, the Sport Psychology. For being a documental analysis, sources and written documents were investigated, Brazilian and of public domain, academic profile presented in specialized magazines or governmental as laws format, decrees, statutes. Such documents were analyzed as discursive, because they involve several elements, distributed in a harmonic way or not, historically placed, in time and space, producing their effects. The data analysis allowed verify the senses construction that the interested ones in Physical Education have in relation to the psychological field. We concluded that the construction way of Sport Psychology goes through other professionals, such physicians, militaries, physical educators and psychologists, interested in learning more about human phenomena facing the physical activity and sport practice, characterizing in two phases, complementary psychology (1930-1940) and psychological practice (1950-1960). With no doubt, they characterize a continuous construction of the Sport Psychology as it is known today