O objetivo central do trabalho à investigar as relaÃÃes entre Jornalismo impresso, sites de redes sociais (SRS) e polÃtica, examinando, mais exatamente, de que modo o uso do Facebook por lÃderes polÃticos à abordado na cobertura jornalÃstica. Para isso, propÃe-se analisar a cobertura do periÃdico cearense O Povo sobre a fanpage do ex-governador do Cearà Cid Gomes (2007-2014) no Facebook. Torna-se fundamental compreender trÃs questÃes: 1) como o jornal percebe essa fonte de informaÃÃo, 2) como a utiliza na construÃÃo de suas pautas e 3) de que maneira reage Ãs tentativas do lÃder polÃtico de suprimir o papel de mediaÃÃo exercido pela imprensa. O corpus empÃrico à composto por 72 textos publicados no O Povo impresso. Para as questÃes 1 e 2 da pesquisa, acima mencionadas, aplicamos tÃcnicas de anÃlise de conteÃdo, debruÃando-nos sobre textos que abordam especificamente o conteÃdo das postagens de Cid; para a questÃo 3, optamos pela anÃlise do discurso, investigando textos que abordam a estratÃgia do ex-gestor de utilizar o Facebook como ferramenta de comunicaÃÃo. Entrevistas tambÃm foram exploradas como ferramenta metodolÃgica. Partimos de duas hipÃteses: 1) a de que o jornal teria encontrado na fanpage nÃo uma fonte de conteÃdo concorrente, mas uma referÃncia para a construÃÃo de seu noticiÃrio e uma oportunidade de reforÃar seu discurso de credibilidade perante o pÃblico, servindo de fiscal e crÃtico do poder; e 2) a de que, por meio do Facebook como ferramenta de comunicaÃÃo, agentes do campo polÃtico se esforÃariam para suprimir ou driblar a mediaÃÃo do Jornalismo. O estudo mostra que O Povo: embora, eventualmente, aponte a estratÃgia de Cid como positiva, adota tom predominantemente crÃtico ao relacionar a comunicaÃÃo via Facebook com a informalidade e a polÃmica; ignora a maioria das postagens nas quais o ex-gestor procura construir uma agenda positiva, dando preferÃncia à cobertura de temas controversos; e busca reforÃar sua credibilidade e legitimidade como porta-voz oficial da opiniÃo pÃblica. A pesquisa tambÃm mostra que, apesar de ter enxergado na fanpage uma forma de ganhar mais autonomia na divulgaÃÃo de seus temas, o ex-governador tambÃm buscou explorÃ-la de modo a influenciar a agenda midiÃtica. Ao fim do trabalho, verificamos a confirmaÃÃo da hipÃtese 1 e a confirmaÃÃo apenas parcial da hipÃtese 2.