Cinema e artefatos culturais a partir das pesquisas com os cotidianos Documento uri icon

  •  
  • Visão geral
  •  
  • Pesquisas
  •  
  • Identidade
  •  
  • Ver todos
  •  

tipo

  • master thesis

abstrato

  • Este texto tem como finalidade apresentar e discutir a relação entre cinema imagens e sons em filmes - e os cotidianos. A análise desta relação deve ser entendida como um movimento que se modifica dentro dos espaçostempos das redes educativas que formamos e nas quais nos formamos. Entendemos que os praticantespensantes dessas redes, vivenciando estes espaçostempos , produzem lógicas, criando táticas e conhecimentossignificações necessárias ao viver cotidiano. Nesses processos, fazem usos de múltiplos artefatos culturais, sendo o cinema um deles. Ao relacionar conversas online a dois projetos desenvolvidos no grupo de pesquisa no qual fiz minha pesquisa, indico como essas conversas possibilitam mostrar a criação permanente de processos curriculares diversos no uso desses artefatos. Trabalho com vários filmes trazendo questões diversas sobre os cotidianos, a educação e tudo o que nela está envolvido. Pretendo, assim, discutir, a partir de possibilidades cotidianas de produção de currículo, como cada conhecimentosignificação criado pode alterar as formas de pensar e de agir nas escolas, a partir das relações que os docentes têm com outros seres humanos nas diferentes redes educativas
  • This text has the purpose to present and discuss the relation between cinema - images and sound in movies- and the everyday life. This relation's analysis should be understood as a movement that changes itself inside the spacetimes of educative networks in these educative networks that they form and in which they form themselves. We understand that the thinkerspractitioners , experiencing these spacetimes , develop logics, creating "tactics" and knowledgesmeanings essential to the everyday life. In these processes, they use' multiple cultural artifacts, the cinema is one of them. Connecting online talk , two projects developed in the research group in which I did my research, I indicate how these talks can show the permanent creation of several curricular processes in the use of these artifacts. I work with many movies, bringing several questions about the everyday life, education and everything that gets involved in it. So, I intend to discuss, from everyday life possibilities of curricular production, how each knowledgesmeanings created can change the way of think and act in school, from the relations that the teachers establish with other human beings in the different educative networks

data de publicação

  • 2018-01-01