Ensino de performance e descolonização na América Latina Documento uri icon

  •  
  • Visão geral
  •  
  • Identidade
  •  
  • Ver todos
  •  

tipo

  • doctoral thesis

abstrato

  • A presente tese Ensino de Performance e Descolonização na América Latina é uma reflexão sobre possibilidades educativas em performance art. Pesquisa que tem como enfoque metodologias de ensino em performance na América Latina e sua potência decolonial. Nesse sentido, busca-se identificar as propostas metodológicas, procedimentos, temáticas, apontamentos conceituais que sustentam as práticas pedagógicas de diferentes artistas investigados, e refletir sobre a potência decolonial desses processos formativos/educativos por vias da arte da performance. O recorte da presente abordagem prioriza performances que dialoguem com processos decoloniais, feministas, interseccionais. Compreende o performer como um cronista do seu tempo/espaço, que reflete e problematiza os fluxos, formações e composições contemporâneas. As práticas, procedimentos e conceitos desenvolvidos nos programas performativos dos diferentes artistas são pensados no contexto da pesquisa enquanto modo de descolonizar nossos corpos, imaginários, saberes e criar complicações em torno de representações vigentes, ampliando noções de identidade e diferença em seu lugar de trânsito: o corpo
  • ... mais

data de publicação

  • 2018-01-01