A coopetição é uma estratégia de negócios relativamente nova nos estudos sobre gestão de negócios, a qual começou a ser estuda a partir da década de 1990. Desde então, as pesquisas sobre ações colaborativas ocorridas entre firmas concorrentes seguem aumentando. A coopetição é por si um tema interdisciplinar e difere-se de cooperação ou concorrência puras e deve considerar a simultaneidade de ambos os elementos em seus relacionamentos. O desenvolvimento deste trabalho foi orientado por lacunas de pesquisa indicadas na literatura analisada, a qual solicitava avanços nas pesquisas sobre coopetição no âmbito das micro e pequenas empresas, bem como, em segmentos que não fossem puramente de base tecnológica. Deste modo, identificou-se que as cervejarias artesanais poderiam atender estes requisitos, além de serem objetos de estudos interessantes diante do aumento de sua representatividade no setor de bebidas. O objetivo deste trabalho é compreender o ambiente de coopetição na indústria de cerveja artesanal no Brasil. Para tanto recorreuse a abordagem de pesquisa qualitativa e aplicação de entrevistas, com auxílio de um questionário semiestruturado, no qual buscou-se identificar a percepção de atores com ampla experiência neste nicho de mercado. Os principais resultados da pesquisa indicam que as cervejarias artesanais são ambientes nos quais prevalece a coopetição, principalmente por meio do compartilhamento de conhecimentos, empréstimo de matéria prima e equipamentos, produção de cervejas colaborativas , realização de eventos em conjunto e criação de instituições formais.