“ Branquitude nos movimentos feministas: uma análise dos processos de subjetivação e racialização de mulheres brancas ” Documento uri icon

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  • master thesis

abstrato

  • O objetivo central deste estudo foi investigar e analisar a branquitude nos movimentos feministas através da intersecção, principalmente sob as perspectivas de raça e gênero. Partindo da inquietação sobre como a branquitude se apresenta nos movimentos feministas e da repercussão deste conceito na construção do pensamento acerca das lógicas hegemônicas raciais intragênero nestes contextos, buscou-se compreender os processos de subjetivação e racialização da pessoa branca e, consequentemente, a localização das feministas brancas na luta antirracista nos feminismos. A pesquisa fundamentou-se em produções e epistemologias dos feminismos não hegemônicos e estudos críticos da branquitude, aproximando-se, principalmente, das mulheres negras, com a abordagem interseccional e descolonial. A pesquisa de campo foi desenvolvida a partir de dois direcionamentos: o primeiro consistiu da observação participante nos diversos eventos e espaços feministas que assumem o compromisso de luta antissexista, principalmente na cidade do Rio de Janeiro, e o segundo, da realização de entrevistas semi-estruturadas com cinco mulheres que se identificam como feministas e pessoas brancas dispostas a dialogar sobre sua condição racial, na tentativa de compreensão dos (des)dobramentos associados à postura de reconhecimento dos privilégios raciais, vantagens e direitos dessas mulheres no âmbito das práticas feministas, além das repercussões ecoadas. Para a análise dos dados, foram utilizados três eixos norteadores: (1) os movimentos feministas; (2) os processos de subjetivação e racialização de feministas brancas; e (3) a branquitude nos movimentos feministas. Conscientizar-se e refletir sobre esse desconforto representa um desafio para as feministas brancas, uma vez que ele evidencia as dificuldades (ou mesmo impossibilidades) de aproximações de pautas entre os feminismos hegemônicos e os feminismos não hegemônicos. As interpelações tecidas a respeito do lugar racial privilegiado ocupado por feministas brancas necessitam ser elaboradas na perspectiva de torná-las capazes de incorporar não apenas as análises sobre opressões de gênero, mas, também, de situá-las em marcadores raciais, interseccionando a questão racial nos estudos realizados
  • The central aim of the present study was to investigate and analyze the whiteness in the feminist movements through the intersection, especially in the perspectives of race and gender. From the concern about how whiteness is presented in the feminist movements and the repercussion of this concept in the construction of the thought regarding the intragender racial hegemonic logics in these contexts, it was sought to comprehend the process of subjectivation and racialization of the white person and, consequently, the place of the white feminists in the anti-racist fight in the feminisms. The research was based in productions and epistemologies of the non-hegemonic feminisms and scientific studies of whiteness, mainly approximating black women, with an intersectional and decolonial approach. The field research was developed from two directions: the first consisted of the participant observation in the diverse feminist events and spaces that assume the commitment of antisexist fight, mainly in the city of Rio de Janeiro, and the second, in semi-structured interviews with five women who identify themselves as feminists and white people willing to dialogue about their racial condition, with the attempt of comprehending od the (un)folding associated to the attitude of recognition of racial privileges, advantages and rights of these women in the feminist practices, apart from the echoed repercussions. For the data analysis, three guiding principles were used: (1) the feminist moevements; (2) the processes of subjectivation and racialization of white feminists and (3) the whiteness in the feminist movements. Being aware e reflecting about this uneasiness represent a challenge to the white feminists, once it highlights the difficulties (or even impossibilities) of approximations of agendas among the hegemonic and non-hegemonic feminisms. The interpellations made regarding of the privileged racial place occupied by white feminists require to be elaborated in the perspective to make them capable of incorporating not only the analysis about gender oppression, but also of situating them in racial markers, intersecting the racial matter in the studies conducted

data de publicação

  • 2018-01-01