Teoria da História e Historiografia
Conceito
Pesquisas
área de pesquisa
-
"Recontar as coisas antigas com novidade e as novas de uma forma antiga". O kairós na philosophía de Isócrates: filosofia grega e historiografia contemporânea
-
?Professora, afinal, para que serve a História??: vidas no papel e projeções de futuro no ensino-aprendizagem de História da Geração Z?
-
A agência dos mortos na teoria ator-rede a partir da descrição do translado da múmia de Ramsés II em Bruno Latour
-
A construção da narrativa do outro como um projeto literário: entre textos panfletários e discursos universalistas
-
A vida como mestra da história, a vida como mestra da escola
-
Anacronismo e políticas do tempo : uma tradução da teoria ator-rede para a historiografia a partir dos casos de Ramsés ii e da alegoria da caverna de Platão em Bruno Latour
-
Anderson da Silva Almeida
-
Artur Duarte Peixoto
-
As últimas testemunhas de Svetlana Aleksiévitch: a Segunda Grande Guerra e a mobilização de narrativas biográficas no ensino aprendizagem de História na Educação Básica, no contexto da pandemia de COVID-19
-
DIogo Jardim Quirim
-
Diogo Pereira da Silva
-
Eliane Martins de Freitas
-
Eliete Lucia Tiburski
-
Entre o rei e o réu: atualizações, disputas e usos da memória de Pelé nas narrativas biográficas
-
Euclides da Cunha e Os sertões : atravessando temporalidades
-
Fernando Felizardo Nicolazzi
-
Francisco Jose Calazans Falcon
-
Fronteira, Identidade, Essência: A Busca das Origens do Rio Grande do Sul em "Gaúchos e Beduínos", de Manoelito de Ornellas
-
Fábio Afonso Frizzo de Moraes Lima
-
Fábio Alexandre da Silva
-
Heliana de Jesus Machado
-
Igor Guedes Ramos
-
Leonardo Dallacqua de Carvalho
-
Luciana Conceição de Almeida Martins
-
Maria Apparecida Franco Pereira
-
Mas, afinal, que sujeito é esse? Dilemas ético-políticos, concepções de democracia e os sujeitos da aprendizagem na BNCC do Ensino Médio
-
Melissa Pedroso da Silva
-
O bandeirismo não é apenas um tema do passado: bandeirantes, entradas e bandeiras na construção historiográfica no Curso de Bandeirologia (1946)
-
O Brasil de Laudelina: usos do biográfico no ensino de história.
-
Pedro Ivo Dias Tanagino
-
Performances do tempo: o fenômeno da aceleração na contemporaneidade a partir de uma leitura sobre o Movimento Slow
-
Prof. Dr. Renilson Rosa Ribeiro
-
Raphael Nunes Nicoletti Sebrian
-
Raul Victor Vieira Ávila de Agrela
-
Renata Dal Sasso Freitas
-
RITA DE CÁSSIA GUIMARÃES MELO
-
Silvia Cristina Martins de Souza