área de pesquisa
- A (RE) INVENÇÃO DO DESIGN INSTRUCIONAL NA PERSPECTIVA DA COMPLEXIDADE
- A construção da autonomia na aprendizagem: a visão de alunos e tutores de curso online
- A dimensão mídia no projeto político-pedagógico das escolas municipais do Rio de Janeiro
- A Equipe de Educação a Distância na Cibercultura: um estudo de casos múltiplos.
- A formação do bibliotecário para atuar em bibliotecas virtuais: o moderno profissional de informação
- A Internet como Possibilidade de Redimensionamento do Papel do Professor
- A leitura em suporte virtual: desafios para um novo leitor?
- A mediação pedagógica do tutor e a produção acadêmic do aluno da Educação online: o caso do curso de graduação de bacharelado de Administração Pública - PNAP/UAB/UFAL
- A presença do computador e rede em domicílios: um estímulo ao seu uso para fins educacionais?
- A Profissão do magistério na sociedade do conhecimento: expectativas do professor
- A prática avaliativa na educação online: as estratégias e as interfaces num ambiente virtual de aprendizagem
- A reação dos alunos às disciplinas online na graduação presencial
- A televisão e o vídeo na mediação pedagógica numa perspectiva crítica nos primeiros anos do ensino fundamental
- A usabilidade no ambiente virtual de aprendizagem Moodle: contribuições para qualidade em educação on-line
- Ambientes virtuais de aprendizagem na recuperação de alunos em escolas de ensino médio militar
- Anamelea de Campos Pinto
- Análise dos Guias de Estudo sob a perspectiva dos referenciais de qualidade: o curso de Especialização em Gestão Pública
- As contribuições das Tecnologias da Informação e Comunicação para o processo interdisciplinar no ensino superior
- AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA SALA DE AULA: ESPAÇO PARA A CONSTRUÇÃO DA AUTONOMIA DO APRENDIZ
- As vozes dos gestores como o fio de Ariadne para transformação das capacitações em informática
- Atributos afetivos na formação de professores para a docência online
- AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM EDUCAÇÃO ONLINE NA UNIVERSIDADE CORPORATIVA
- Avaliação da aprendizagem em educação online numa perspectiva mediadora
- Avaliação da aprendizagem: do presencial ao online, um caminho a ser construído
- AVALIAÇÃO PARTICIPATIVA EM AMBIENTE DE APRENDIZAGEM ONLINE
- CAPACITAÇÃO ONLINE: UM ESTUDO SOBRE PROCESSOS DE FORMAÇÃO CONTINUADA NO MINISTÉRIO DA PREVIDÊNCIA SOCIAL
- Cidades digitais: um programa de acesso à internet para a comunidade e a educação?
- Competências do professor frente à inserção das tecnologias digitais na prática docente do ensino superior
- Competências profissionais para o ofício docente na era da informação
- Comunicação Interativa e Educação
- Concepção emancipatória: propostas e subsídios na formação continuada de professores a distância
- Contribuição das mídias para a construção do conhecimento na educação infantil
- Cursos de graduação a distância: motivos e critérios de sua oferta em universidades públicas
- Desafios dos orientadores tecnológicos na mediação entre a tecnologia e a prática pedagógica
- Dialógica e interatividade em educação on-line
- Docência Online: um desafio a enfrentar.
- Educação a distância na Marinha: a visão de alunos e tutores em uma formação profissional continuada via web
- Educação a distância no ensino de graduação: vantagens e desvantagens na perspectiva dos alunos
- Educação a distância no ensino superior: avanços e dificuldades
- Educação e cibercultura: usos do computador e da internet por alunos e docentes do ensino público fundamental
- Educação infantil, computador e internet: uma análise de produções acadêmicas
- Educação on-line: perspectivas de uma avaliação dialógica no fórum de discussão
- Ensino on-line e formação continuada: (re)dimensionando a prática pedagógica
- Evasão de alunos na educação superior a distância: uma proposta de enfrentamento
- Formação continuada de professores no ensino superior: inclusão digital nos ambientes de aprendizagem online
- Formação continuada na Marinha do Brasil: dificuldades e acertos de um curso a distância e presencial
- Game Digital: brinquedo de aprender: o caso counter strike e o ensino da disciplina Redes de Computadores no UBM
- Idosos e aprendizagem na informática: uma possibilidade de (re)inserção na contemporaneidade
- Incorporação do computador e rede em ambientes de aprendizagem: um desafio à formação docente
- Instrumento avaliativo para seleção de mídias e tecnologias digitais em cursos a distância
- Interatividade como perspectiva comunicacional no laboratório de informática: um desafio ao professor
- Interação em salas de aulas virtuais: a contribuição da linguagem gráfico-visual
- Juventude e redes sociais online: culturas mediadoras no contexto da escola básica
- LEGISLAÇÃO DA EAD: Mobilidade acadêmica e perspectivas no modelo educacional brasileiro
- Limites e possibilidades da utilização de sites e softwares educativos na rede pública de ensino
- Lina Cardoso Nunes
- Lucia Regina Goulart Vilarinho
- Marco Antônio da Silva
- MUDANÇAS NA PRÁTICA DOCENTE FACE À IMPLEMENTAÇÃO DO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA
- Núcleos de tecnologia educacional e educação a distância da Rede Federal de Educação Tecnológica e sua atuação em cursos de licenciatura
- O CURSO DE PEDAGOGIA NO CONTEXTO DA CIBERCULTURA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA A INCLUSÃO DIGITAL DE SEUS ALUNOS
- O dialógico e o reflexivo mediando a formação dos educadores on-line
- O Laboratório de Informática nos Anos Finais do Ensino Fundamental: reflexões sobre inclusão digital
- O Percurso da Inclusão à Emancipação Digital - O Caso do Telecentro Mulungu Digital
- O tutor na educação a distância: uma visão de tutores
- O uso das tecnologias na pesquisa escolar como apoio no processo de ensino-aprendizagem no ensino fundamental
- O uso de softwares educativos numa perspectiva lúdica, para a construção do conhecimento
- O vídeo e o letramento midiático nas práticas docentes da era digital
- Os desafios da implementação da informática como disciplina no ensino médio
- Pedagogia em ambiência online: potencialidades e desafios nas interações entre docentes e alunos
- Podcasting no ambiente virtual de aprendizagem moodle: uma pesquisa exploratória na educação online
- POSSIBILIDADES DE USOS E MEDIAÇÕES DAS MÍDIAS AUDIOVISUAIS EM SALA DE AULA
- Produção de Material em Educação a Distância: estudo de caso sobre as possibilidades de uma co-autoria.
- Professores-Autores na Educação a Distância: Em tempos de Cibercultura
- Proposta de mapeamento de competências para atuação de designers educativos
- Reflexões sobre uma experiência: o que pensam docentes-enfermeiros da formação pedagógica a distância?
- Repensando a formação de educadores populares inseridos em uma prática pedagógica apoiada pelo uso das tecnologias da informação e comunicação
- Rádio on-line: uma possibilidade de comunicação interativa na escola
- Sala de aula virtual: um espaço de construção da autoria
- Tecnologias da informação e comunicação na prática pedagógica de professores da área tecnológica de escolas técnicas: aprovação, resistência e indiferença
- Tecnologias da informação e da comunicação na sala de aula: ampliando o sentido de autonomia na aprendizagem
- Titularidade pública de direitos de autor de textos produzidos para o Sistema Universidade Aberta do Brasil
- Uma Tecnologia de Interação nos Processos de Ensino-Aprendizagem: A Voz do Professor
- Usabilidade e acessibilidade no uso da webquest para o ensino médio e técnico da Escola Técnica Estadual República
- Walter Von Czékus Garrido
- Webradio : um expediente cognitivo para a divulgação da produção científica.