artes cênicas
Conceito
Pesquisas
área de pesquisa
-
"Veto ao modernismo no teatro brasileiro"
-
"A práxis do mediador: os jogos de mediação teatral na formação do professor de teatro"
-
"A práxis do mediador: os jogos de mediação teatral na formação do professor de teatro"
-
"Ensaios sobre o feminino e a abjeção na ob-scena contemporânea"
-
"O ?ARROLAR" NAS RUAS DE SANTIAGO de CUBA e o JONGAR NAS RUAS de PIQUETE :corpos em travessia afro-cubana e afro-brasileira"
-
"Postais para o fim do mundo: temporalidades latino-americanas na dramaturgia contemporânea (2011-2021)"
-
"SER-COM-O-OUTRO": ÉTICA E UTOPIA NA CRIAÇÃO TEATRAL COMPARTILHADA
-
: Mundos de vida em performances narrativas de crianças pequenas de escolas da infância do Distrito Federal
-
?A etnocenologia no Brasil: encruzilhadas metodológicas e teóricas?
-
?Botar Figurás? e ?Desfigurar a Moeda?: Entremeios e Formação para a Cena de uma "Cínica? Dança Pessoal?
-
?Grupo Antagon Theater Aktion: um estudo de seus processos artísticos e culturais?,
-
?Mil Litros de Preto?: uma poética sobre a necropolítica
-
?TEATRO DE REVISTA CONTEMPORÂNEO: HISTÓRIA, ENSINO E REEXISTÊNCIA?
-
A atuação das mulheres fazedoras de teatro de rua em São Paulo: feminismo e outros artivismos
-
A bixa-travesti em cena: formas de expressão performática de gênero não-binário
-
A BORBOLETA QUE NÃO PODIA VOAR (E VOOU) ARTE DA DIFERENÇA: TEATRO E DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
-
A cinética dramatúrgica do Teatro de Formas Animadas: Estudo comparativo entre os Robertos, Mamulengos e a Companhia de Teatro de Marionetas do Porto
-
A constituição de acervos especializados em artes cênicas: do imaterial ao documental
-
A criação de máscaras: o desdobramento das formas na cena
-
A dramaturgia da dança em obras com movimentos não-representativos,
-
A Estética do Oprimido como práxis pedagógica : um estudo com professores de artes do DF em tempos pandêmicos
-
A estética do oprimido em tempos pandêmicos: uma experiência com professores de artes do distrito federal
-
A IMAGEM CORPORAL NO AUTORRETRATO :uma prática pedagógica no atendimento educacional especializado
-
A Matéria do Cotidiano: o trabalho do Coletivo Uso
-
A natureza do espetáculo reveladordo cidadão dançante: Uma experiência de arte educação com a dança na Fundação Cidade Mãe
-
A obra Desrotular-se: videodança, corpos dissidentes e protagonismo.
-
A Presentificação do Performer na Fotoperformance
-
A presença ameríndia no teatro: dois modos de criação na cidade de São Paulo
-
A PRODUÇÃO DO OLHAR SOBRE INFÂNCIA E PROTAGONISMO INFANTIL NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE ARTES CÊNICAS
-
A produção performativa de um homem na cena teatral
-
A Representação Poética da mulher no teatro de grupo da Brava Companhia
-
A roupa depois da cena.
-
A tessitura imagética na dramaturgia do teatro de objetos: Uma abordagem acerca da imaginação e da memória
-
A VINGANÇA DE RINGO: o circo-teatro revisitado pelos palhaços trovadores de Belém do Pará
-
A VOZ DO PARAÍSO: Um estudo interpretativo da comicidade sobre a representação de Eleutério, um personagem contador de “causos”, na telenovela Paraíso de 2009
-
Abrir la Caja de Pandora para Actuar: Técnicas y Estudios del Grupo Vendimia
-
Ana Cristina Yokoyama
-
Anielle Conceição Lemos
-
Anjos de açúcar: catando a poesia que entornas no chão da escola
-
Antonin Artaud e a desconstrução : do teatro da crueldade ao corpo sem órgãos.
-
Antonin Artaud Ontem e Hoje
-
Apresentação - n.12
-
Apresentação - n.14
-
Artaud e as Vanguardas Artísticas: uma Revolução Cênica Radical
-
ARTE EXTRÃNJEIRA - um epxremineto praa ohlos dsecasoutamods (Arte Estrangeira - um experimento para olhos desacostumados)
-
Artista-Memória: uma atriz a rememorar sua Irará
-
Artistas de Dioniso: Atores e músicos na tragédia grega antiga
-
As Mulheres de Nelson em Cena: violência e femicídio no Teatro Rodrigueano
-
AS MULHERES NO TEATRO PARAENSE DO SÉCULO XX.
-
Autoescrituras performativas: do diário à cena. As teorias do autobriográfico como suporte para a reflexão sobre a cena contemporânea
-
Bárbara de Souza Carbogim
-
Cabra macho e flamenco transculturados: a dança como embaralhamento de subjetividades
-
CAMINHOS PARA DENEGRIR A EDUCAÇÃO SOCIAL A PARTIR DAS ARTES CÊNICAS
-
CASARÃO DO BONECO: EXPERIÊNCIA DE GESTAÇÃO PERMANENTE DE UM CORPO RELACIONAL EM UM TERRITÓRIO EXISTENCIAL
-
Circuitações somático-poéticas: o conhecimento somático como ignição na criação de performances em dança
-
Clarisse Toscano de Araújo Gurgel
-
Clown : "desforma", rito de iniciação e passagem
-
CLOWN-GUIA: UMA VIVÊNCIA PALHACESCA GUIADA PELA NOÇÃO DE PERFORMATIVIDADE
-
COMO HABITAR UM IMPREVISTO? DIÁLOGOS ENTRE DANÇA, IMPROVISAÇÃO E PERFORMANCE
-
Como performar uma utopia chamada América?
-
Conversando com sereias: Cartografando a cena autoficcional contemporânea, suas pistas e procedimentos
-
Conversas de Warung: Teh Manis com Ni Wayan Sekariani
-
Corpos convergentes
-
CORPOS EM TRAVESSIA: ensaio de uma clínica dos fluxos
-
Corpos estranhos: uma cartografia dos corpos e suas corporalidades no espetáculo
-
Corpos performativos em encontros improváveis na Cidade Partida
-
Criadores de Novos Mundos: o Teatro de Grupo e a sua Dimensão Pedagógica em Teatra Firme, Belém do Pará
-
Crianças que Brincam inventam o Teatro: uma Pedagogia do Tatear na Escola de Aplicação da UFPA.
-
Curaduría de Videodanza en Línea
-
Cynthia Sampaio de Gusmão
-
Cássia Maria Fernandes Monteiro
-
Da beira do seu quintal: dos reis de congo à espetacularidade
-
Da máscara ao corpo-máscara: procedimentos de transmissão de uma disciplina de base no Théâtre du Soleil
-
DANÇA, RESIDÊNCIAS ARTÍSTICAS E COMPOSIÇÃO EM TEMPO REAL
-
Dançar o Zen: aprendizado e poéticas de um processo
-
DANÇATAR: UMA AUTOPOIESES DO FEMININO ATRAVÉS DA DANÇA
-
Das Memórias dos Encontros aos Procedimentos e Imagens: Desmontando Sobre Letras e Gritos para Salvar o Mundo
-
Dentro e fora da lona: continuidades e transformações na transmissão de saberes a partir das escolas de circo
-
Desafios da travessia do niilismo no contemporâneo : como produzir um corpo liberto do nojo?
-
Dispositivos-mapas de uma rede de espaços artísticos autopoiéticos de Belém do Pará
-
DIÁRIO DE APRENDIZ: EM BUSCA DE UMA EXPRESSIVIDADE DA PALAVRA NA CENA
-
Do texto à imagem: estudo da tradução de um texto dramático para um teatro de imagens
-
Drama, Iconologia e Estética na Cia ?Socìetas Raffaello Sanzio?
-
Dramaturgia atoral: a fala da atriz e do ator sobre os elementos do seu trabalho
-
Dramaturgia do Profano
-
Dramaturgia e transgeneridade - escrita teatral e novas poéticas dos intergêneros (título provisório)
-
Dramaturgias da solidariedade
-
EKOAOVERÁ: uma análise sobre a influência da regionalidade na criação das draga demônios
-
Em busca de uma Poética e Política na Cena Teatral de Rua Contemporânea
-
Em(conto): liminaridade e devaneio
-
EMBUTIDOS GASTRONÔMICOS DE ESTELITA E UISQUISITO Poética cênica e Memorial de uma Palhaçaria Agridoce
-
Entre a Pedagogia do Oprimido e o Teatro do Oprimido: metodologias artístico-pedagógicas em tempos de incertezas.
-
Entre nós: Mirna Spritzer, uma mulher de teatro
-
Entre o Fundo e o Meio-do-Céu: Uma Vídeo-Performance e seu Memorial.
-
Esthétique des formes scéniques de rue : une approche théorique du caractère transgressif et des enjeux du (dés)ordre de la scène urbaine contemporaine
-
Estratégias Artísticas na Videodança Fôlego: escravidão e necropolítica em Campinas (SP-Brasil)
-
Eu e Ahpracti, distâncias e aproximações
-
Evelise Felizardo Mendes
-
Expedientes do teatro dialético em
-
Experiências desacatam referências?: poéticas problemáticas para a criação em teatro
-
Figuras de movimento na tragédia ateniense do século V a.C.
-
Fluviografias Cênicas: memórias e presenças de um corpo em travessias.
-
FÁBULAS PARA LEMBRAR DE MIM Peças Poéticas a partir de Narrativas de Vida de pacientes com câncer em Cuidados Paliativos
-
Hana to Tori: a trajetória expressivo-poética de Yoshito Ohno
-
IDENTIDADE E RESISTÊNCIA: UM OLHAR ACERCA DA GENEALOGIA DA ARTE DA PERFORMANCE NEGRA / Identity and resistance: a look at the genealogy of black the art of performance
-
Imagem Mudança: um processo de transcriação em dança.
-
Inquietações artísticas e pedagógicas no Teatro Lambe-Lambe
-
Interface Cena e Tecnologia: composições cênicas mediadas.
-
Isadora Scheer Casari
-
It is useless to refrain the wave: the need for Brecht and Stanislavski in the hybridity of the epic theatrical forms of the Brazilian scene
-
Jeu instrumental et théâtre musical : le cas de la guitare dans quelques compositions scéniques de la fin du XXe siècle
-
Jongo - A Estética da Resistência
-
JÚ ONZE E VINTE E QUATRO: Teatralidades, performances, textos e contextos de atores Drag-Queens na cidade de Goiânia- GO
-
Ligeiro deslocamento do real - a relação do ator com o objeto na cena contemporânea
-
Loucos de felicidade: protocolos de jogos palhacescos na enfermaria psiquiátrica do Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia
-
Luta pela terra, performance e protagonismo infantil no I Encontro Nacional das Crianças Sem Terrinha (Brasília - 2018)
-
Lúcia Fernandes Lobato
-
Manifesto do impossível e da responsabilidade da arte
-
MANIFIESTO DE LO IMPOSIBLE Y LA RESPONSABILIDAD DEL ARTE
-
Marcelo Azevedo Asth
-
Maria Betânia Silveira
-
Masculinidades na cena do Grupo de Teatro Magiluth
-
Materialidades na dramaturgia contemporânea: o Prêmio Shell em São Paulo (2005-2017)
-
Memorial Analítico: práticas e poéticas vocais empenhados no âmbito da experiência
-
Meu jardim, um registro entre estações
-
Miradas a la Conferencia-performance a partir del Experimento Stabat Mater
-
Mobilizando o conceito de interseccionalidade à luz da obra de Lélia Gonzalez: três estudos de caso em dança
-
Monstro-máscaras videográficas. Vontade de potência na lei do eterno retorno.
-
Mulheres em mim: trajetória dançada do corpo metafenômeno
-
Mulheres na atuação, encenação e iluminação: rupturas nas dinâmicas do modelo patriarcal
-
Mulheres no teatro de animação, tecendo afetos em rede
-
Noções de Performatividade para a Composição do Treinamento do Performer: Diálogos Possíveis com o Grupo de Pesquisa Movère (UFSJ-MG) e o Grupo Artístico Farm in the Cave (República Tcheca)
-
O Camelo, O Leão e a Criança que Brinca: transmutações da busca de si e seus atos poéticos
-
O campo poético das máscaras: atravessamentos atemporais ensaiados na pele e na forma
-
O corpo em estado de transparência : abordagens didáticas em dança
-
O corpo híbrido do ator: Do treinamento à organicidade para outras possibilidades da cena
-
O espanto da atriz: efeitos éticos e estéticos no encontro com mulheres indígenas Guarani Mbya, na cena da Cia Livre
-
O Grupo Compemtu`s e a Dança Frouxa: (Re)Olhares sobre o Pensar-Fazer Desconstrutivo em Dança
-
O JATO DE SANGUE: Dialética e Anacronismo em Antonin Artaud
-
O Jogo teatral como metodologia transdisciplinar: discutindo arte e sustentabilidade
-
O Objeto Manipulado no Ensino do Teatro de Animação na Etdufpa.
-
O oposto: um princípio para o desenvolvimento da presença e criação cênica da atriz e do ator
-
O PODER PROVEDOR: TRANSMÍDIA E PRESENÇA NAS ARTES DA CENA
-
O Riso Makunaima: uma etnopoética cartográfica de epistemologias do riso ameríndio na floresta Amazônica
-
O riso que queremos - O Congresso Feminino
-
O teatro de Matei Visniec: dramaturgia do desvio e vestígios do absurdo
-
Odundê: As origens da resistência negra na Escola de Dança da Universidade Federal da Bahia
-
Oito mãos (coligidas) e o 'Sentimento do Mundo'...
-
Orações da Noite- A prática de rezar o terço de Nossa Senhora na comunidade de Salgado Grande
-
OS AMIGOS QUE DESCONHEÇO: performances do caminhar e a guerrilha dos cuidados no Antropoceno.
-
Os Catopes de São Benedito em Montes Claros: rastros de uma ancestralidade festiva
-
Os números de ?palhaçadas? do Palhaço Bimbolinho no Circo Bismark
-
PAISAGENS EM SOMBRAS [Cartografias das Corpas Paradoxais
-
PANO PRA MANGA: UM CORPO NEGRO EM MULTIPLICIDADE
-
Para Além das Leis de Incentivo: Fundamentos de um Novo Modelo Teatral com Foco em Geração de Público
-
Pedagogia palhacesca : uma poética de travessamentos , transgressões e comicidade na escola básica
-
Pele de Terra, minha morada: uma cartografia erótica para encenação ritual da poética de Olga Savary.
-
Pensando o dibubuísmo como estética e metodologia em uma prática teatral
-
Performance do Encontro : um estudo de práticas performativas
-
Performance do Encontro: práticas performativas em tempos de presença real e virtual
-
Performance e Fluxos criativos geradores de criatividade: uma abordagem arteterapeutica por meio de proposição de ações no contexto escolar
-
Performance relacional: composições entre bebês e adulta/os
-
Performance, Dança- Teatro e Videodança: O registro do hibridismo e multidisciplinaridade entre corpo e Arte no Estado do Espírito Santo
-
PERFORMANCES DO ENVELHECIMENTO NO BRASIL: UMA CARTOGRAFIA
-
Performanciã: diálogos e experimentaçoes da performance artística com a terceira idade
-
Performando a Mulher-Mãe: minha cartografia de gestação ao puerpério
-
Performar a Forma: reflexões sobre processos de atuação no teatro de Robert Wilson
-
Poetizando cidades entre nuvens, palavras e cardumes
-
Por uma poética política : tensões entre corpo e presença na dança de Tatsumi Hijikata.
-
Porosidades Inoperantes- Modos de tecer a rua
-
Preparar, Rezar e Sambar: a REza de Brejões sob olhar da etnocenologia
-
Prisão, Pistas e Encadeamentos: Uma Experiência de Teatro no Conjunto Penal Feminino (CPF) - Salvador
-
Procedimentos de um Processo de Criação Artística com Pessoas com Diversidade Intelectual
-
PROFESSOR ERRANTE: OUTRAS NARRATIVAS ERRÁTICAS NO AMBIENTE ESCOLAR
-
Professor/a Errante
-
PROJETO CHAPÉU DE PALHA: UMA AÇÃO DE TEATRO POPULAR PELO INTERIOR DA BAHIA
-
Projeto Performanciã: performances do envelhecimento
-
Proyecto Filoctetes e Project Embed - Processos distintos, resultados semelhantes
-
Práticas de Ampliação do Potencial Politico no Teatro Contemporâneo
-
QUEM CUIDA DE QUEM CUIDA?
-
Quem dança um conto aumenta um ponto: Uma abordagem do Romantismo para crianças com o Balé Gisele
-
Rafaela Martins de Souza
-
Redução De Danos E Vínculos Com Usuários De Drogas: A Escuta Do Olhar De Um Palhaço.
-
Renata Teixeira Ferreira da Silva
-
Repentes de Arquivos e Lampejos de Memória: Sobre o que Escapa e Resiste ao Exílio Íntimo
-
Representação Circense em 'Chapadão do Bugre', de Mário Palmério
-
Representações da mulher negra em Sortilégio, do TEN, e em Sete Véus.
-
RETROCEDENDO EM PROGRESSO: dissecando a simbologia pessoal do ator no processo de criação do espetáculo O tudo anexo.
-
ROLLERQUEDA: uma performance Queer e Camp, a cartografia deslizada em patins
-
Romance-em-cena: o espetáculo O que diz Molero entre as escritas cênica e romanesca.
-
RUA DE MÃO ÚNICA E(M) CENA: AS MEMÓRIAS DA INFÂNCIA DE WALTER BENJAMIN PARA O TEATRO
-
Ruminações: diagramas da arte de performance entre o prazer e a resistência
-
SENSAÇÕES FLUENTES: UMA EXPERIÊNCIA ATRAVÉS DA CONVERSA CORPORAL
-
Shayene de Oliveira Soares
-
Sob os vestígios de um tango, a clave me convida a dançar : estudo de materialidades em movimento
-
Sotz´il: Rescate y Memoria de la Cultura Maya
-
STAMINA: DRAMA E IMAGINÁRIO, PIGMALIÃO E COACHING NA CRIAÇÃO DE UMA FICÇÃO AUDIOVISUAL SERIADA
-
Stand up Clown: pontos de contato entre as práticas do stand up comedy e do palhaço
-
Sujeitos e suas histórias: PIBID, autobiografia e teatro pós-dramático na escola
-
Só mulheres: relações de gênero em cena (título provisório)
-
Tatiana Mendes Horevicht
-
Teatralituras: Escrituras (en)cena dos Catopês
-
Teatro documental: perspectivas da subjetividade na cena contemporânea brasileira e argentina
-
Teatro e o fortalecimento de grêmios escolares: por um teatro social dos afetos
-
Teatro e Performance na América Latina: Uma Apresentação
-
Teatro e sociedade: reflexões sobre a formação da platéia brasileira
-
Teatro: Mercado e Formação de Público em Ouro Preto
-
Tentativas de performar o encanto durante a pandemia
-
Territorialidades e Saberes Locais: Estratégias para uma Construção Identitária das Artes Cências na Universidade Federal da Bahia
-
Trajes da Cena Popular Amazônida
-
Transcorporeidade e Saber: narrativas performativas e indisciplinares por uma descolonização epistêmica
-
Traquitanas Ocultas
-
Treinamento: anatomia actancial - um estudo sistematizado da cinesiologia, da biomecânica e das ferramentas didáticas das artes cênicas para o trabalho do atuante.
-
Trema! Festival – caminhos para construção de uma utopia
-
Um bordado a múltiplas mãos: uma análise da construção do espetáculo ?A primeira vista? e a relação híbrida entre os profissionais envolvidos
-
Uma conversa sobre a experiência e o tempo do espectador no teatro contemporâneo
-
UMA SALA DE ENSAIO TODA NOSSA: NOTAS SOBRE TEATRO DE GRUPO E FEMINISMOS NA CENA SOTEROPOLITANA.
-
Videodança, fluxo em imagens
-
Viewpoints como estratégia de criação para a livre improvisação musical
-
Zora Seljan: arquivo, projeto estético e dramaturgia
-
À PROCURA DO ÊXTASE: PRINCÍPIOS DO YOGA NO PROCESSO DE CRIAÇÃO E NA FORMAÇÃO DE ARTISTAS CÊNICOS
... mais