História Social da Arte
Conceito
Pesquisas
área de pesquisa
-
A Discoteca Pública Municipal (1935-1945)
-
A NAU QUEER: uma genealogia da sexualidade no teatro de Luís Otávio Barata (1980-1990)
-
A Nona Arte na Amazônia: um estudo sobre a representação da cultura amazônica nas histórias em quadrinhos belenenses
-
A PAISAGEM COMO ESPÓLIO: ARTHUR FRAZÃO E O GRUPO DO UTINGA (1940-1960)
-
A tragédia em ação: antigos e modernos a partir do Agamêmnon de Ésquilo
-
Aldrin Moura de Figueiredo
-
André Luis de Castro Albuquerque
-
Anita Malfatti retratista : viver de arte na São Paulo dos anos 1930-1940?.
-
Arte em Belém, do abstracionismo à visualidade amazônica (1957-1985): transições movediças e tensões globais
-
As formas modernas da mulher brasileira (1920-1939)
-
Carmelitas Descalços no Pernambuco Colonial
-
Circulação de imagens lusitanas no além mar: a cultura histórica e cultura artística na azulejaria barroca de Teotónio dos Santos na Paraíba Colonial
-
Entre garças, conchas e tinturas de carajuru: história, arquitetura, arte ornamental e transculturação no Grão-Pará setecentista
-
Eustáquio Ornelas Cota Júnior
-
Flami-n'-assú: manifesto e perspectivismo amazônico no modernismo brasileiro na década de 1920
-
Heraldo Márcio Galvão Júnior
-
História Social da Arte
-
Há tantas formas de se ver o mesmo quadro: uma leitura de ?O Combate Naval do Riachuelo? de Victor Meirelles (1872-1883)
-
Iracema - Uma Transa Amazônica. Entre a censura e a aclamação. Experiências e representações sobre a Amazônia
-
Jeaneth Xavier de Araújo Dias
-
João Augusto da Silva Neto
-
Luis Afonso Salturi
-
Maria Elisa Pereira
-
Na seara das cousas indígenas: cerâmica marajoara, arte nacional e representação pictórica do índio no trânsito Belém - Rio de Janeiro (1871-1929)
-
O combate aos matuyús no Patriarcado de Pindorama: o movimento antropofágico na Amazônia
-
O desenhador de Belém: Antonio José Landi e o movimento das imagens na Amazônia Colonial (1751-1791)
-
O longe e o perto: os mundos da paisagem nas coleções de arte de Belém do Pará (1901-1929)
-
O lápis endiabrado: Andrelino Cotta e a caricatura no Pará dos anos 20
-
O Palácio Antonio Lemos: história, arte e representação do poder em Belém do Pará (séculos XIX e XX)
-
O verbo mais que perfeito: uma análise alegórica da cultura histórica carmelita na Paraíba colonial.
-
Os "Espectadores?: história, sociabilidade e cinema em Belém do Pará na década de 1950
-
Os Símbolos da Morte e a Morte Simbólica - um estudo do imaginário da arte colonial mineira
-
Paisagens de Belém: Aspecto da Natureza amazônica retratada nas telas de Antônio Parreiras (1860-1937)
-
Paisagens de Belém: história, natureza e pintura na obra de Antônio Parreiras, 1895-1909
-
Parca vida, grande morte: pandemias, epidemias e memória das imagens na Amazônia de finais do século XIX e inícios do século XX
-
Rosa Maria Lourenço Arraes
-
Sob o olhar atento do colonizador: a figura indígena na arte europeia entre os séculos XVI-XIX.
-
Sobre o brilhante efeito: história e narrativa visual na Amazônia em Antônio Parreiras (1905 – 1908)
-
Thaís Leão Vieira
-
The Paranista Movement in Brazil and the Illustração Paranaense Magazine
-
Todos os caminhos partem de Roma: arte italiana e romanização entre o império e a república em Belém do Pará (1867-1892)
-
Um artista às margens do Ipiranga: Oscar Pereira da Silva, o Museu Paulista e a reelaboração do passado nacional (1902 - 1922)
-
Um grego agora nu: índios Marajoara e identidade nacional brasileira
-
Victor Santos Vigneron de La Jousselandière