área de pesquisa
- ?Somos todos extraterrestres! Será?? Investigando a origem da vida a partir da sala de aula
- \"Descobrindo a seleção natural: uma proposta de ensino baseada na história da ciência\"
- A argumentação no ensino de ciências no âmbito escolar: o antagonismo entre o que consta no Currículo Oficial do Estado de São Paulo e, as afirmações dos discentes
- A CONSTRUÇÃO E UTILIZAÇÃO DE MODELOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE GENÉTICA MOLECULAR NA PERSPECTIVA INTERACIONISTA
- A GAMIFICAÇÃO COMO FERRAMENTA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM CONTEMPORÂNEO EM AULAS DE BIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO
- A importância médica e ecológica dos quelicerados : uma sequência didática baseada no ensino por investigação para alunos do ensino médio
- A journey through the digestive system: analysis of a practical activity's use as a didactic resource for undergraduate students
- A produção e aplicação de um jogo de tabuleiro para o ensino de Biologia: Contextualizando o corpo humano sob o efeito de substâncias alcóolicas
- A UTILIZAÇÃO DOS SABERES DOCENTES PARA A COMPREENSÃO DOS PROCESSOS BIOLÓGICOS NUMA PERSPECTIVA SISTÊMICO-COMPLEXA.
- Anatomia e Morfologia Vegetal: um jeito diferente de ensinar e aprender
- Andrea Pereira Silveira
- André Augusto Stropa
- ANÁLISE DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA NO ENSINO DO SISTEMA CARDIOVASCULAR
- APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS (ABP) NO ENSINO DE ECOLOGIA PARA O ENSINO MÉDIO
- Aprendizagem significativa no contexto do ensino não formal
- Artrópodes e a divulgação científica: uma oportunidade para o diálogo em saúde
- As Políticas Educacionais para a Formação Docente e o PIBID de Biologia
- Aspectos do ensino por investigação em uma sequência didática elaborada por futuros professores de biologia
- Atividades Gamificadas para Aprender Biologia em Contexto Híbrido: explorando recursos digitais disponíveis na plataforma Wordwall
- Atividades investigativas como promotoras da argumentação no ensino de ciências
- AUTORIA EM DISCURSOS SOBRE RESÍDUOS SÓLIDOS: UMA ANÁLISE SOBRE PRODUÇÕES AUDIOVISUAIS DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO
- Biológico e social andam juntos: como a genética pode nos ajudar a entender a complexidade da constituição de sexo/gênero
- Cerrados, natureza e sociedade: uma proposta de ensino-aprendizagem para alunos do ensino médio de Orizona, GO
- Concepções epistemológicas de estudantes universitários ingressantes: Análise do instrumento de pesquisa e da necessidade de uma reorientação do ensino de Ciências
- Desenvolvimento da competência argumentativa em um curso para futuros professores de Ciências Biológicas
- Diabetes Mellitus em uma perspectiva de complexidade: uma proposta de projeto transdisciplinar.
- Dificuldades na aprendizagem dos conteúdos de biologia: evidências a partir das provas do vestibular da UFRN (2001-2008)
- Elaborando descritores de competências para a implementação de projetos transdisciplinares no ensino médio
- ENSINO DE BIOLOGIA: CIÊNCIA E EXPERIÊNCIA COMO FORMAS DE QUALIFICAÇÃO DA FORMAÇÃO CONTINUADA EM QUIRINÓPOLIS - GO
- Ensino de Ciências por Investigação: Práticas pedagógicas inovadoras para o ensino de biologia no contexto pandêmico e suas contribuições para a práxis docente
- Entendendo o funcionamento do sistema imune
- ENTRE PROPÓSITOS E CONCEITOS: QUESTÕES SOCIOCIENTÍFICAS EM PROPOSTAS DIDÁTICAS PARA O ENSINO DE BIOLOGIA
- Ester Tartarotti
- FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DE BIOLOGIA SOBRE À NATUREZA DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA (NdC&T) E CIENCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE (CTS).
- Gisnaldo Amorim Pinto
- Habilidades argumentativas de alunos do ensino fundamental em uma sequência didática argumentativa de ecologia
- Heather Dewey-Hagborg
- História da biologia e natureza da ciência na formação inicial de professores: uma sequência didática sobre reprodução animal no século XVIII nos estudos de Charles Bonnet e Abraham Trembley
- Investigando a energia por trás dos alimentos
- Irlane Maia de Oliveira
- Isabela Vieira dos Santos Mendonça
- Jeanne Claine de Albuquerque Modesto
- José Carlos de Sousa
- Leila Thaise Santana de Oliveira Santos
- Leishmania Game: tecnologia educativa para prevenção/ensino de leishmaniose visceral
- Low-Cost Scientific Exhibition: A Proposal to Promote Science Education
- Marcia Adelino da Silva Dias
- Maria Gardênia Sousa Batista
- Maria Nizete de Azevedo
- Maíra Batistoni e Silva
- METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS (IST) E GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA
- Michell Pedruzzi Mendes Araújo
- MISTÉRIO NO ECOSSISTEMA: O USO DE SEQUÊNCIAS DE ENSINO INVESTIGATIVAS COMO FERRAMENTA NO ENSINO DE ECOLOGIA PARA O ENSINO MÉDIO
- Nos passos de Karl Landsteiner
- O efeito Angelina Jolie, um role playing para discutir genética humana e medicina personalizada no ensino médio
- O ENSINO DE GENÉTICA NA PROPOSTA CURRICULAR DO ESTADO DE SÃO PAULO
- O laboratório escolar é utilizado em aulas de biologia no ensino médio?
- O que pensam os docentes sobre o uso da bioinformática no ensino de biologia
- O uso da tecnologia do QR code e de outros recursos digitais, na construção do conhecimento, em estudos de invertebrados.
- O USO DE DIFERENTES TEXTOS (JORNAIS E REVISTAS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA) NO ENSINO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
- O uso do Google Sala de Aula como ferramenta pedagógica de aprendizagem na disciplina de Biologia, em turmas do Ensino Médio.
- POP IT VIRAL: uma ferramenta auxiliar sobre virologia para o Ensino Médio
- Produção de argumentos em textos científicos: contribuições de um curso de campo na formação de ecólogos
- Produção de modelos anatômicos para os conteúdos morfo-funcionais no ensino médio.
- Proposta de jogo didático para ensino de genética como metodologia ativa no ensino de biologia.
- PROPOSTA METODOLÓGICA PARA PROFESSORES DO ENSINO DE BIOLOGICA SOBRE A TEMÁTICA SEXUALIDADE NA ESCOLA
- PROTOCOLO DE DESENVOLVIMENTO DE OFICINAS PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO DE BIOLOGIA
- REALIDADE AUMENTADA COMO POSSIBILIDADE PARA A APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS
- RELAÇÕES ENTRE OS GRAUS DE ABERTURA DE ATIVIDADES INVESTIGATIVAS E O DESENVOLVIMENTO DE ARGUMENTOS POR ESTUDANTES DO ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL
- REPRESENTAÇÕES DOS ESTUDANTES DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS SOBRE AS COMPETÊNCIAS DO PROFISSIONAL PROFESSOR
- REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE MEIO AMBIENTE DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO INTEGRAL DECORRENTES DE SUA INTERAÇÃO COM OS MEIOS NATURAIS DE MATA ATLÂNTICA E MANGUEZAL
- Saberes Docentes: um olhar para uma dimensão não exigida nas trajetórias de professores-pesquisadores do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas
- Sandra Maria Mendes de Moura Dantas
- SAÍDAS DE CAMPO NO ENSINO DE CIÊNCIAS
- Sequencia Didática (SD) de Microbiologia com enfoque em Natureza da Ciência e Tecnologia (NdC&T) e Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS): contribuições para as aulas de Biologia.
- Suzana Margarete Kurzmann Fagundes
- The giant artery: blood and blood vessels in a science museum
- Tiago Savignon Cardoso Machado
- Uma proposta de sequência didática investigativa para desvendar os mistérios da imunodeficiência humana adquirida
- Wanessa Cristiane Gonçalves Fialho
- Yume: Jornada entre Biomas