área de pesquisa
- A Classe Trabalhadora e Seus Lugares: modos de vida dos de baixo nas Terras às Margens do Tijuco, Minas Gerais (1850-1950)
- A formação continuada em Jornada Especial Integral (JEIF) nas visões de professores e coordenação pedagógica do curso de magistério de ensino médio da EMEFM Derville Alegretti.
- A rotatividade docente numa escola da rede estadual de ensino
- As propostas da Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (ANFOPE) para a definição do Curso de Pedagogia (1990-2006)
- Concursos, ingresso e profissão docente: um estudo de caso dos professores de história: (São Paulo, 2003-2005).
- Educação: Campo de Luta - Um estudo sobre os Congressos do Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (APEOESP 1997 - 2006)
- Ensinar a ensinar e aprender a ensinar: representações de professores e alunos em relação à formação inicial dos cursos de licenciatura na Universidade Federal do Amapá
- Ensino profissional marítimo: desafios e transformaçõs
- Formação permanente de professores e práticas de leitura: um estudo a partir do Jornal Bolando Aula de História (1998-2005)
- Limites e possibilidades da inclusão escolar de deficientes no Ensino Médio modalidade Educação de (Jovens e) Adultos: percepções de alunos e professores
- Magistério e cultura: a formação cultural dos professores e sua percepção das potencialidades educativas dos museus de arte
- Migração, escolarização e os alunos de Educação de Jovens e Adultos
- O governo da razão: uma arqueologia do sujeito epistêmico e uma genealogia de suas relações com a educação
- O movimento docente e o debate sobre financiamento educacional: o caso da APEOESP (1995-2002)
- O professor secundário na revista PESQUISA E PLANEJAMENTO do Centro Regional de Pesquisas Educacionais de São Paulo (CRPE/SP) - 1958-1975
- O recrutamento e a seleção dos professores pós-municipalização do ensino na cidade de Jundiaí - São Paulo
- Paulo Jorge dos Santos Fleury
- Profissional ou professor de educação física? interfaces de uma profissão regulamentada
- Renato Antônio Brandão Medeiros Pinto
- Reni Gomes da Silva
- Tecendo uma cidade modelar: relações entre currículo, educação escolar e projeto da cidade de Curitiba na década de 1990