área de pesquisa
- "Escrita, interlocução e moderação em um fórum online do orkut"
- "Foi num dia ensolarado que tudo aconteceu" : práticas culturais em narrativas escolares
- "Meu nome agora é Zé Pequeno": apelidos e posições-sujeito"
- A autoria nas produções de crônicas da Olimpíada da Língua Portuguesa : um olhar enunciativo-discursivo
- A CONSTITUIÇÃO DE MARCAS DE ESTILO E AUTORIA PARA OS PROJETOS ESCRITOS DE APRENDIZES
- A Construção da Coerência Textual em Situações de Ensino.
- A Construção da Intertextualidade na Produção Textual de Alfabetizandos Adolescentes e Adultos.
- A DIALOGIA ENTRE A REVISTA NOVA ESCOLA E O PROFESSOR-LEITOR: IMPLICAÇÕES PARA O TRABALHO DOCENTE
- A didatização do gênero discursivo poema : uma análise enunciativo-discursiva bakhtiniana
- A discursividade no caderno "Pontos de Vista" da Olimpíada da Língua Portuguesa "Escrevendo o Futuro"
- A ESCOLA E O ESPAÇO DOS SUJEITOS: O ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA MATERNA NO CONTEXTO DA LUTA PELA TERRA - UM ESTUDO DE CASO -
- A formação do leitor: trilhando caminhos para uma mediação pedagógica afetiva
- A LINGUAGEM E SUAS IMPLICAÇÕES NO ÂMBITO LINGUÍSTICO E SOCIAL
- A língua portuguesa como veículo de interdisciplinaridade no aprendizado da geografia
- A pratica de leitura literaria no curso de letras da Universidade Federal do Amapa : algumas reflexões
- A Produção da Inovação em Aulas de Gramática do Ensino Fundamental II da Escola Pública Estadual Paulista.
- A Renovação do Ensino de Grámatica no Primeiro Grau no Estado de São Paulo.
- A teoria ator-rede de Bruno Latour: perspectivas sobre o uso das tecnologias digitais no ensino de língua materna em contexto de pandemia
- Ariádne Castilho de Freitas
- As propostas de produção escrita dos livros didáticos de língua portuguesa do ensino médio: um olhar enunciativo-discursivo
- Atividades reflexivas para a reescrita : contribuições da teoria Bakhtiniana
- Construindo com a Escrita Interações Improváveis Entre Professora e Alunos do Ensino Fundamental de Uma Escola Pública da Periferia de Campinas.
- Construção dos Conceitos de Texto e de Coesão Textual: Da Linguística à Sala de Aula.
- Daniela Manini
- Discurso oral e discurso escrito: Diferenças e semelhanças
- ENSINO DE LIBRAS PARA OUVINTES NUMA ABORDAGEM DIALÓGICA : CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA BAKHTINIANA PARA A ELABORAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO
- Escrevendo Relatórios em Sala de Aula: Gênero Discursivo, Circulação e Referenciação.
- Estratégias de Leitura para compreensão do texto científico - gênero Relato de Pesquisa
- Estudo teórico-metodológico dos conceitos de revisão e de reescrita nos documentos curriculares federais e referenciais curriculares brasileiros
- Fabiane Dalben de Faria
- Gramática no texto injuntivo: investigando o impacto dos PCN
- Gramáticas ou conjuntos orgânicos de traços transdutivos e alagmáticos: caminhos para o letramento-cartografia
- Investigando a própria ação: reflexões sobre o ensino da gramática na 8ª série
- Isabel Cristina de Moura
- Jacqueline Diniz Oliveira Souki
- Leitura, Polifonia e Inferência - um estudo com alunos de Graduação.
- LETRAMENTO ESCOLAR E FORMAÇÃO DO LEITOR CRÍTICO: UM ESTUDO SOBRE A REDE MUNICIPAL DE CUIABA
- Livro didatico de lingua portuguesa : um genero do discurso
- Marcela Lima
- Maria Cristina Pereira
- Memórias literárias : das práticas sociais ao contexto escolar
- MORFOSSINTAXE, PRAGMÁTICA E IMANÊNCIA: EXPERIMENTAÇÕES GRAMATICAIS A PARTIR DE VARIANTES MENORES E MUTANTES
- Mídia Jornalística e Prática Situada de Crítica Cinematográfica.
- O aluno solta a voz
- O blogging como prática dialógica : relações intergenéricas em reviews de tecnologia
- O DISCURSO AUTORAL NOS LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA DO ENSINO MÉDIO: ANÁLISE LINGUÍSTICA
- O enfoque verbal nos livros didáticos de português para estrangeiros: uma análise baseada em corpus.
- O Estudo da Leitura na Rede Pública Estadual do Paraná a partir dos aos 90: entre o Discurso de Formação e a Prática Pedagógica.
- O Professor escreve sua história: um exercício de análise de relatos interativos produzindo em uma situação de concurso livre de redação
- O Teatro do Oprimido na educação de adultos
- Os Letramentos do Professor de Língua Materna e a Formação Continuada
- Processos de Retextualização e Ensino de Língua Materna: UmaExperiência com Alunos de Escola Pública no Semi-árido Baiano.
- Programa Alfabetiza Rio Grande:
- Práticas colaborativas de escrita por meiro de ferramentas da internet: ressignificando a produção textual na escola
- Resumos de Comunicação e o Agenciamento da Escrita Científica.
- Sítios Institucionais: Três casos de produção de significado.
- Um olhar semântico sobre o uso das preposições: por um ensino reflexivo da escrita e da gramática na escola
- Wesley Mayer Vergara