Canto Coral
Conceito
Pesquisas
área de pesquisa
-
"Madrigais Gaúchos" de Bruno Kiefer: análise, preparação e execução a partir de uma nova edição, crítica e revisada.
-
"Dicção, expressividade e escolhas do regente em obras corais em alemão: discutindo relações entre escritos e gravações"
-
"Os arranjos de Marcos Leite: criação, ensino, identidade e técnica na relação com sua trajetória pessoal"
-
: ?O musical Godó, o bobo alegre de Francisco Mignone com texto de Pedro Bloch: um estudo sobre dinâmica de ensaio em coros infantis aplicada à obra?
-
A técnica vocal e sua relação com o repertório coral: um levantamento do período de 2010 a 2020 e sugestões de exercícios vocaisMaicon Pereira JacintoInstituto de Artes da Universidade Estadual Paulistamaicon.pereira@unesp.brPaulo Celso MouraInstituto de Artes da Universidade Estadual Paulistapaulo.c.moura@unesp.brResumo: Esta pesquisa trata da relação entre técnica vocal e r
-
A aplicação de tecnologias digitais no canto coral de adultos e suas múltiplas possibilidades
-
A CONSTRUÇÃO DA SONORIDADE NO CORAL INFANTIL: aspectos da sonoridade e construção da performance de coros infantis
-
A influência da poesia concreta na música vocal dos compositores Gilberto Mendes e Willi Correia de Oliveira
-
A PREPARAÇÃO DE REPERTÓRIO COM COROS EVANGÉLICOS: a relação da homogeneidade sonora coral com a utilização de kits como método de ensaio de Pedro Marcos Florencio Pereira, vinculado ao projeto de pesquisa Performance e Sonoridade Coral, PPGM - Escola de Música da UFRJ, banca composta pelos professores Maria José Chevitarese (orientadora), Valéria Matos e Andrea Adour, 17 dezembro de 2019
-
A relação poesia e música nas obras corais de Osvaldo Lacerda sobre poemas de Carlos Drummond de Andrade : uma abordagem analítico interpretativa
-
A trajetória do Coro Stella Alpina e seus sub-grupos inseridos na cultura dos descendentes de imigrantes tiroleses trentinos de Santa Olímpia - Piracicaba, SP
-
Abel Luís Bernardo da Rocha
-
Afinando diferenças - o processo de construção artística do coral cênico Cidadãos Cantantes (1996-2004)
-
Ana Lucia Ferreira Fontenele
-
Ana Luisa Nunes de Vargas
-
Ana Maria de Castro Souza
-
Ana Mônica Guedes Dantas Alves
-
Ana Paula Guimarães Silva
-
Analise Interpretativa da Missa Ferial de Osvaldo Lacerda
-
Andréia Anhezini da Silva
-
Análise acústica e percepto-auditiva da emissão de vogal sustentada e canto de meninos coralistas: na pré e pós aplicação de exercícios específicos de ressonância.
-
Artemisa de Andrade e Santos
-
ASPECTOS FUNDAMENTAIS PARA A FORMAÇÃO DE PERFORMERS EM COROS INFANTOJUVENIS: estudo de casos, Ana Claudia dos Santos da Silva Reis, do Programa de Pós-Graduação em Música da Escola de Música da UFRJ, vinculada ao projeto de pesquisa Performance e Sonoridade Coral, banca Maria José Chevitarese (orientadora), Andrea Adour Camara, Midori Maeshiro, Lenine, Julio Moretzsohn,
-
Asthmatour : para coro e percussão (1971), de Gilberto Mendes : elaboração de partitura oficial supervisionada pelo compositor
-
Beatriz Borges Pimentel
-
Biografia documentada de José Vieira Brandão (1911-2002) : pianista, educador, regente coral e compositor
-
Camargo Guarnieri e sua obra para coro : catalogo, discussão e analise
-
Canto Coral ? espaço de aprendizagem e desenvolvimento musical
-
Canto coral e cognição musical: as práticas brasileiras e suas articulações com a memória
-
Carlos Eduardo da Silva Vieira
-
Construindo a Identidade Coral: a formação do pensamento musical a partir da teoria dos complexos de Vygotsky - um estudo de caso.
-
Coral Infantil da UFRJ: do Sacro ao Profano
-
Cristina Mami Owtake
-
Daniela Carrijo Franco Cunha
-
David Bretanha Junker
-
Demerval Aires Keller Júnior
-
Dissertação de Mestrado de MIRIÃ CRISTINI GARCIA VALERIANO DE MATOS, ?A MÚSICA CORAL NAS BIENAIS DE MÚSICA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA: construções e considerações em diálogo com os conceitos de Pierre Bourdieu?. com a participação dos professores doutores Profª. Dr André Cardoso (UFRJ) e Vladmir Silva (UFCG), em sessão remota, dia 07 de junho de 2021.
-
Dissertação/produção artística de Pâmella Alves Malaquias, ?Edição das 14 Canções do Guia Prático de Heitor Villa-Lobos, transcritas por César Guerra-Peixe para Quinteto de Sopros, Piano e Coro Infantil.?, constituída pelos professores doutores Lenine Alves dos Santos e Carlos Alberto Figueiredo Pinto, em sessão remota, dia 3 de março de 2021.
-
Déborah Rossi de Siqueira
-
Edson Dias Carvalho
-
Entre a opy e a sala de música: arranjos entre crianças guarani mbya e crianças não indígenas
-
Erwin Schrader
-
Estudo da Dramaturgia Musical em L'Orfeo, de Claudio Monteverdi, realizado a partir da linguagem tonal do compositor: Uma proposta de orquestração moderna como recurso dramatúrgico
-
Flávio Gomes Tenório de Medeiros
-
Fábio MIGUEL
-
Gerônimo Brito Vieira
-
Helen Isolani Marques
-
Hortênsia Vechi
-
Hugo Eustáquio de Faria Pinheiro
-
Hugo Pieri Avila de Souza
-
Janea Falcão dos Santos Mendonça
-
Jeanne Maria Gomes da Rocha
-
Joana Christina Brito de Azevedo
-
Jorge Luiz Alves Trabanco Filho
-
José Alberto de Almeida Junior
-
José Leandro Silva Martins Rocha
-
João Luís Komosinski
-
Juliana Maria Chrispim Campelo Lima
-
Jéssica Wisniewski Dias
-
Lazlo Rahmeier
-
Louise Clemente
-
Louvai Cantando: O cancioneiro que (en)cantou a música e suas práticas no contexto da escola teuto-brasileira protestante de Ivoti - RS
-
Lucia Helena Cysneiros Matos Gomes
-
Luciana Mittelstedt Leal de Sousa
-
Lucíola Fernandes dos Santos
-
Marcel Ramalho de Mello
-
Marco Antonio Corrêa Correia Lima
-
Maria Amélia Castilho Feitosa Callado
-
Maria Jose Chevitarese de Souza Lima
-
Marise Gândara Lourenço
-
Micheline Prais de Aguiar Marim Gois
-
Monia Kothe
-
Métodos de disgnóstico em Canto Coral
-
Natália Fonseca Pacheco
-
Neri Rodrigues Contin
-
O arranjo coral de música popular brasileira e sua utilização como elemento de educação musical
-
O canto coral na cidade de Fortaleza/Ceará: 50 anos (1950 - 1999) na perspectiva dos regentes.
-
O ENSINO DE CANTO CORAL NAS LICENCIATURAS EaD NO BRASIL
-
O Motu Proprio Tra le Sellecitudini (1903) e suas Repercussões na Música Coral Sacra e Religiosa Brasileira
-
O papel do regente-arranjador nas práticas de produção e circulação do repertório coral de música popular brasileira
-
OPÇÃO OU DESCONHECIMENTO? PANORAMA DA PRÁTICA INTERPRETATIVA NA MÚSICA VOCAL COMPOSTA NO BRASIL ENTRE OS SÉCULOS XVIII E XIX SOB O PONTO DE VISTA DO REGISTRO FONOGRÁFICO ENTRE 1958 E 2005.
-
Os doze fonogramas gravados pelo Coral Paulistano em 1937: estudo musicológico e edição crítica das partituras?
-
Ouvir a voz: a percepção da produção vocal pelo Regente Coral - método e formação
-
Paulo Celso Moura
-
Perspectivas sobre canto coral na terceira idade: Uma experiência com o Coral da Terceira Idade da USP no Laboratório Coral Comunicantus
-
Preparação vocal e estruturação do ensaio: ferramentas integradas para a construção sonora do coro juvenil.
-
Preparação vocal em coros comunitários: estratégias pedagógicas para construçãovocal noComunicantus: Laboratório Coraldo Departamento de Música da ECA-USP
-
Priscila Moret Pio Maciel Lima
-
Procedimentos Interpretativos Presentes nos Processos Composicionais de Guerra-Peixe: um estudo de caso da ?Série Xavante?
-
Produção Coral das Igrejas Batistas em São Paulo e suas relações com o contexto musical da cidade
-
Práticas musicorporais para a preparação vocal de jovens coralistas
-
Questões acerca do repertório no contexto coral adulto e juvenil.
-
Renata Ruiz Calicchio
-
Renate Stephanes Soboll
-
Repertório para coro infanto-juvenil nos grupos corais do Projeto Guri (Regional de Ribeirão Preto).
-
Rita de Cássia Fucci Amato
-
Rodrigo Teixeira Borges dos Santos e Amorim
-
Rosedalia Carlos de Oliveira
-
Ruth Kratochvil
-
Sergio Alberto de Oliveira
-
Simone Gutjahr
-
Snizhana Drahan
-
Suelen Scholl Matter
-
Tatiana de Abreu Castro Gonçalves
-
Tradição e Experimentação na Música Coral de Ronaldo Miranda Sobre Textos de Fernando Pessoa
-
Técnicas de ensaio coral: reflexões sobre o ferramental do Maestro Carlos Alberto Pinto Fonseca
-
TÉCNICAS DE ENSAIO PARA CORO AMADOR ADULTO A CAPPELLA: um estudo comparativo sobre o emprego do staccato e de procedimentos advindos da Técnica de Alexander, de Jean Philippe Abreu Molinari, PPGM - Escola de Música da UFRJ,vinculado ao projeto de pesquisa Performance e Sonoridade Coral, banca composta pelos professores Maria José Chevitarese (orientadora), Julio Moretzsohn, Midori Maeshiro.
-
Uma ferramenta digital para o ensino de canto coral virtual na EAD
-
Uma leitura analítica de cinco obras ACappella para coro misto a quatro vozes de Ernani Aguiar
-
Valdiene Carneiro Pereira
-
Valeria Silva Matos
-
Vitor Gabriel de Araujo.
-
Waldir Pereira da Silva
-
Wilson Dittrich Filho
-
Yimi Walter Premazzi Silveira Junior
-
Éliton Perpetuo Rosa Pereira
... mais