área de pesquisa
- A COMPREENSÃO DE TEXTO SEGUNDO RAYMOND DUVAL
- A CONTRIBUIÇÃO DAS FUNÇÕES DISCURSIVAS NA ANÁLISE DA PRODUÇÃO DOS ESTUDANTES NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
- A GEOMETRIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PEDAGOGOS E SEU REFLEXO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
- A interpretação global de propriedades figurais no esboço de curvas dadas por equações paramétricas
- A Linguagem Matemática no Processo de Conversão dos Registros de Representação Semiótica
- Análise de dados no início da escolaridade: uma realização de ensino por meio dos registros de representação semiótica
- APRENDER A FORMULAR PARA APRENDER A RESOLVER: REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA E A CRIATIVIDADE NA APRENDIZAGEM DA GEOMETRIA
- Aprendizagem em geometria nas séries iniciais: uma possibilidade pela integração entre as apreensões em geometria e as capacidades de percepção visual.
- Congruência Semântica: implicações didáticas no ensino da regra dos sinais
- Congruência semântica: um fenômeno semiótico e cognitivo a ser levado em conta na aprendizagem matemática
- Contribuições dos registros de representação semiótica na conceituação do sistema de numeração
- Da tinta ao Braille: estudo de diferenças semióticas e didáticas dessa transformação no âmbito do códigon unificado para a língua portuguesa (CMU) e do livro didático em Braille
- Desconstrução dimensional: gesto intelectual necessário à aprendizagem de ggeometria
- ESBOÇO DE CURVAS: UMA ANÁLISE SOB A PERSPECTIVA DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA
- Estudo de formas de negação no ensino da Matemática: Ponto de encontro com os registros de representação semiótica.
- Interpretação figural global e curvas de níveis
- Mericles Thadeu Moretti
- O desenvolvimento do pensamento algébrico segundo Raymond Duval: o papel da congruência semântica na elaboração discente de problemas aditivos
- O JOGO DAS OPERAÇÕES SEMIÓTICAS NA APRENDIZAGEM DA INTEGRAL DEFINIDA NO CÁLCULO DE ÁREA
- Os números inteiros relativos em sala de aula: perspectivas de ensino para a regra de sinais
- PARA ALÉM DA COMUNICAÇÃO EM SALA DE AULA: O PAPEL DAS FUNÇÕES DISCURSIVAS NA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA
- PRÁTICAS MATEMÁTICAS NO PLANO CARTESIANO: UM ESTUDO DA COORDENAÇÃO DE REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO
- Reconfiguração e matemágica : um caminho para a aprendizagem de geometria
- Registro de representação semiótica e análise de dados em ambiente informático
- Registro de Representação semiótica: conceitualização dos diversos tipos de soluções de sistemas lineares usando o software Geogebra
- Registros semióticos em porcentagem: análise da produção de alunos na resolução de problemas triparticionados
- Representações semióticas no ensino: contribuições para reflexões acerca dos currículos de matemática
- Researches about curves sketching on the perspective of global interpretation of figural units focusing on high school
- SEMIÓTICA E APRENDIZAGEM INCLUSIVA: UM ESTUDO QUE ENVOLVE A CEGUEIRA
- Semiótica e aprendizagem matemática: taxa de variação no ensino de cálculo
- SEQUÊNCIAS NUMÉRICAS: UM LEVANTAMENTODE PESQUISAS DESENVOLVIDASDE 2010 A 2020
- Uma análise ontosemiótica da prática de esboço de curvas no ensino superior