História do Cinema
Conceito
Pesquisas
área de pesquisa
-
'A Cultura do Lixo - Horror, Sexo e Exploração no Cinema.'
-
'Helena Solberg: Latin American Films - Made in USA ; POST SCRIPT: Essays in Film and the Humanities, Texas A&M University-Commerce, Georgia Institute of Technology /USA
-
A Classe Roceira (Berenice Mendes, 1985): imagens da luta pela reforma agrária no Paraná
-
A cultura visual no cinema de Dario Argento
-
A cultura visual no cinema de Dario Argento
-
A Imagem do Ícone - Cristologia Através do Cinema. Um Estudo Sobre a Adaptação Cinematográfica da Vida de Cristo.
-
A influência do Grupo Dziga Vertov no Cinema de Jean-Luc Godard
-
A marujada surreal, safada e alterosa do capitão Prates: Experimentação, Picardia e Mineiridade no cinema de Carlos Alberto Prates Correia.
-
A Nova Onda Baiana; cinema na Bahia (1958-1962)
-
A Programação da Cinemateca do Museu Guido Viaro (Curitiba, 1975-1985)
-
A review of the western genre based on the journalistic criticism of -Bacurau-c
-
Al compás del cine. Tango, cine y cultura de masas en la Argentina de los '30
-
Alexandre Busko Valim
-
Aline Lemos Feier
-
Amanda Mansur Custódio Nogueira
-
Ana Cristina Venancio da Silva
-
Ana Maria Mauad de Sousa Andrade Essus
-
Ana Paula Calvo
-
Antônio G F Rodrigues
-
Análise fílmica de A Filha do Advogado utilizando os Padrões de Intenção de Michael Baxandall
-
Arthur Gustavo Lira do Nascimento
-
Articulações narrativas em Alfred Hitchcock
-
Artistes-Intellectuel et engagement politique: les mouvement de l'Art transformateur au Brésil
-
As representações do caipira nos filmes de Amácio Mazzaropi
-
Breno de Souza Juz
-
Bruno Kloss Hypólito
-
Bruno López Petzoldt
-
Caravana Farkas (1968/1970): a cultura popular (re)interpretada pelo filme documentário - um estudo de folkmídia
-
Carlos Eduardo Pinto de Pinto
-
Cecilia Nuria Gil Mariño
-
Cineclubismo como prática e metáfora de transformação : os cinemas negros no Cineclube Mário Gusmão.
-
Cinema e Audiovisual
-
CINEMA E HISTÓRIA (CINECLIO)
-
Cinema e magia: efeitos especiais - de Méliès a Fantasia 2000
-
Cinema em Florianópolis: a representação da cidade nos filmes Novelo, A Via Crucis e Olaria
-
Cinema, Ditadura e Direitos Humanos, 2002-2008
-
Claudio Aguiar Almeida
-
Clube de Cinema de Fortaleza: sociabilidade intelectual e cultura cinematográfica na cidade de Fortaleza (1948-1963)
-
Construindo loucuras: cinema e a Guerra do Vietnã.
-
Construindo loucuras: uma análise sobre as representações da doença mental nos filmes sobre a Guerra do Vietnã
-
DA KALUNGA AO ÉCRAN: imagens do Candomblé e Umbanda na história do cinema brasileiro
-
DAS GARAGENS PARA O MUNDO: movimentos de legitimação no cinema brasileiro dos anos 2000
-
Desejos coloniais: A fantasia erótica de Gilberto Freyre no cinema brasileiro
-
Diálogo entre tempos: discurso crítico e autoral no no filme Central do Brasil
-
Drª. Regina Maria Rodrigues Behar
-
EMBRAFILME : a estrutura de comercialização na gestão Roberto Farias (1974-1979)
-
Emerson Dylan Gomes Ribeiro
-
Ensino de história e filmes em sala de aula: \"1492\" e a teoria sócio-histórica
-
Entre liberalismo, anarquismo e socialismo: as representações sociais presentes na trilogia Batman: The Dark Knight.
-
Exibição cinematográfica e cineclubismo em Londrina: memórias e histórias
-
Fantasia: uma história social do cinema de animação
-
Fatima Sebastiana Gomes Lisboa
-
Felipe Davson Pereira da Silva
-
Fernando Soares Mascarello
-
Fernão Vitor Pessoa de Almeida Ramos
-
Flavio de Souza Brito
-
Francisco Rosário Conte Filho
-
Fulvio Torres Flores
-
Glauber Rocha, Teat(r)o Oficina e a Epifania Final uma análise crítica de Os Sertões - A Luta II - O Desmassacre
-
Glaucia de Almeida Campos
-
Glênio Nicola Póvoas
-
Graziela Aparecida da Cruz
-
História e análise do filme Vento Norte
-
Histórias do cinema gaúcho: propostas de indexação 1904-1954
-
Imagens de um Tempo em Movimento; cinema e cultura na Bahia nos anos JK
-
Imagens vigiadas : uma história social do cinema no alvorecer da Guerra Fria, 1945-1954
-
Imaginar a cidade real: o Cinema Novo e a representação da modernidade urbana carioca (1955-1970)
-
Josafá Marcelino Veloso
-
José Roberto Corrêa Such
-
Juan Filipi Garcês
-
L'occhio che immobilizza la realtà. O papel da fotografia em Baba Yaga (1973), de Corrado Farina
-
Leonardo Felizardo Ferreira
-
Letícia Badan Palhares Knauer de Campos
-
Los relatos de Julio Cortázar en el cine de ficción (1962-2009)
-
LOUCURA QUE SE ESCREVE, LOUCURA QUE SE FALA: O LUGAR DO LIVRO CANTO DOS MALDITOS (1990) NA HISTÓRIA.
-
Luciane Carvalho
-
Luiz Felipe Cezar Mundim
-
Luz, câmera, (doutrin)ação?: a história por trás dos filmes premiados pelo DIP (1939-1945)
-
Marcos Costa Melo
-
Margarida Maria Adamatti
-
Maria do Socorro Silva Carvalho
-
Mariana Ribeiro da Silva Tavares
-
Mateus Araujo Silva
-
Meios de comunicação católicos na construção de uma ordem autoritária: 1907/1937
-
Memórias da ditadura: representações sobre o trauma e a violência no cinema brasileiro (2004-2009)
-
Miriam Silvestre Limeira
-
Mirrors of Reality: Art and Modernity in the Cinema of Dario Argento
-
Modos de Ver - Estudos das salas de cinema, exibição e audiências cinematográficas
-
Nayara Régis Franz
-
O ABRIGO DO TEMPO, ABORDAGENS CINEMATOGRAFICAS DA PASSAGEM DO TEMPO E DO MOVIMENTO DA VIDAS DOS HOMENS
-
O Affaire Cavalcanti: Um produtor de cinema no Brasil nos anos 1950
-
O cinema antibelicista de Stanley Kubrick: 'Nascido para matar' (1987)
-
O cinema como agitador de almas. Argila: uma cena do Estado Novo.
-
O Cinema e a querela de Memórias do Franquismo na Espanha contemporânea: os casos de Silencio Roto e El Laberinto del Fauno
-
O Modernismo Reacionário pelas lentes de Leni Riefenstahl
-
O momento Vera Cruz
-
O novo ciclo de cinema em Pernambuco: a questão do estilo
-
O pensamento humanitário de Charles Chaplin: os interlocutores não excluídos
-
O primeiro cinema: espetáculo, narração, domesticação
-
O SIGNIFICADO DO CINEMA NOVO NO CAPITALISMO SUBORDINADO BRASILEIRO
-
O Super-8 na Bahia: História e Análise.
-
Paula Regina Siega
-
Paulo Carneiro da Cunha Filho
-
Poesia e violência no berço da linguagem silenciosa: o caso de Chaplin
-
Poética da angústia: história e ficção no cinema de Sylvio Back (1960-70)
-
Prata Palomares, um filme interditado: Estado autoritário, tropicalismo e censura ao cinema brasileiro na década de 1970
-
Produção Documentário Estatal: o caso DOCTV
-
Prof Dr. Henri Pierre Arraes de Alencar Gervaiseau
-
Quando o mal é grande e sem remédio radical, tomamos remédios improvisados - a industrialização do cinema e as origens da organização do público na França (1895-1914)
-
Raquel de Holanda Rufino
-
Representações audiovisuais da Argentina em crise (1999-2004)
-
Ricardo Borrmann
-
Rodrigo Archangelo
-
Rodrigo Inacio Freitas
-
Rodrigo Octavio D'Azevedo Carreiro
-
Sancler Ebert
-
Sheila Maria Ribeiro Saad
-
Sheila Schvarzman
-
Sobre Decadência e Redenção: a representação cultural e política no Cinema de Hollywood das décadas de 1960 e 1970
-
Talita Von Gilsa
-
TERRA DOS MORTOS: O ESPAÇO NARRATIVO NOS FILMES DE ZUMBIS
-
Trajetória do cinema de animação em Pernambuco
-
Trajetórias Intelectuais na América Latina
-
Trajetórias invisibilizadas : Matilde Landeta e Sara Gómez, a omissão das realizadoras na história do cinema
-
Un artiste intellectuel: Glauber Rocha et l'utopie du Cinema Novo (1955-1971)
-
Viviane Cavalcante Pinto
-
William Reis Meirelles
-
Ygor Pires Monteiro