Situado no ¿mbito dos estudos psicosociais da cogni¿¿o e da informa¿¿o, o grupo de pesquisa reune pesquisadores e alunos interessados em estudar o processo de apreens¿o e constru¿¿o do conhecimento utilizando ferramentas cognitivas na pontecializa¿¿o da atitude cientifica, num contexto de sociedade cognitiva e tecnol¿gica que desafie o sujeito a incluir-se socialmente e realizar-se individualmente. O grupo fundamentado em te¿rias cognitivas interacionistas, prop¿e oferecer reflex¿es sobre o grau de compreens¿o e criticidade do sujeito ao vivenciar a trajet¿ria do ato mental no processo de constru¿¿o do conhecimento. Recentemente temos pesquisado a import¿ncia das ferramentas cognitivas, mapas mentais, mapas concetuais na apreens¿o e constru¿¿o do conhecimento cientifico,analisando o descompasso entre necessidades informacionais e pensamento critico de alunos que ingressam nos cursos de Biblioteconomia e Arquivologia de alunos do ensino m¿dio da Rede P¿blica Estadual da Bahia.