Práticas formativas e profissionais: identidades e representações nos discursos Grupo de Pesquisa uri icon

  •  
  • Visão geral
  •  
  • Pesquisas
  •  
  • Ligações
  •  
  • Identidade
  •  
  • Ver todos
  •  

application sectors

  • Educação

tem membro

descrição

  • O grupo estuda práticas formativas e profissionais, com forte interesse na leitura e na escrita. Na formação, a ênfase recai sobre as práticas de ensino/aprendizagem da leitura e da escrita na educação básica e na universidade, avaliando, no caso da universidade, os impactos dessas práticas no processo apropriação do discurso acadêmico e na construção identitária do profissional em formação. Busca, ainda, compreender o papel das representações sobre os objetos de ensino e de aprendizagem no processo de formação. Com relação ao agir profissional, visa a compreender e interpretar o agir, especialmente o do professor de língua materna, com base no exame da atividade profissional realizada e dos discursos produzidos nas/sobre as situações de trabalho. Já teve vários projetos de pesquisa aprovados por agências de nacionais. Desde 2015, desenvolve projeto de cooperação internacional no âmbito do projeto Capes/Cofecub, com a parceria de 3 IES francesas e 4 brasileiras.

Data arquivamento

  • 2010