Grupo de Pesquisa em Marketing Federal - BA Grupo de Pesquisa uri icon

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descrição

  • A área de Marketing destaca-se no campo da Administração pelo seu caráter multitemático e pela capacidade de intercambiar com outras áreas de conhecimento, tais como Sociologia, Economia, Antropologia e Psicologia, o que possibilita um enriquecimento nas apreciações e, consequentemente, no conhecimento produzido pelos estudos neste campo. A compreensão das estratégias utilizadas pelas empresas nos diversos âmbitos de atuação, atreladas com o comportamento do consumidor nessas diferentes interfaces, nos ajudará a compreender como as ferramentas mercadológicas se manifestam e se desenvolvem no contexto contemporâneo. A busca deste entendimento será estabelecida através dos seguintes eixos temáticos:(1)Comportamento do Consumidor: estudo dos hábitos e comportamentos de compra de consumidores no ambiente tradicional e virtual, acompanhando modificações e tendências, no intuito de melhor compreender e intervir no mercado, agregando valor para o usuário e para empresas e instituições.(2)Internacionalização de empresas: estudo dos modos utilizados por empresas para se inserir em mercados externos. O foco são pequenas e médias empresas internacionalizadas ou em busca de atuação global. (3)MKT Digital: estudo da importância dos meios digitais, principalmente da internet, na estratégia de MKT do composto mercadológico. O foco é compreender como a internet tem revolucionado as ações de marketing desenvolvidas pelas empresas.(4) MKT Social e Sustentável: estudo sobre como as empresas proporcionam aos consumidores um valor superior de forma a manter ou melhorar o bem-estar do cliente e da sociedade como um todo e como os consumidores reagem em relação a esta nova orientação das empresas. O foco principal é gerar insights para compreender e enfrentar os desafios do marketing na contemporaneidade. Assim, o grupo contribuirá no desenvolvimento teórico deste campo de conhecimento através de publicações, como artigos e livros, bem como poderá orientar a atuação das empresas.

Data arquivamento

  • 2010