EDUCAÇÃO, ENSINO DE HISTÓRIA E NOVAS LINGUAGENS Esta linha comporta pesquisas que têm por objetivo a realização de estudos no campo da educação e ensino de história relativos, a currículo, representação, formação inicial e continuada, história local ou do lugar, visibilizando o cotidiano escolar em seus múltiplos olhares. A diversidade cultural, identidade étnico-racial, de gênero e religiosa são campos de saberes privilegiados; Além disso, investiga uma multiplicidade de novas linguagens: cartuns, charges, tiras, cordel, cinema, fotografia, pinturas, jornal, televisão, internet, que se caracterizem como texto propiciando a leitura e apropriação dos mesmos na cultura escolar e que viabilizem o ensino-aprendizagem. CIDADE,CULTURA, MEMÓRIA, PATRIMÔNIO E ESTUDOS DO IMAGINÁRIOEsta linha contempla um amplo campo de pesquisas, relativas a memória, individual e social, e suas formas de apropriação, articulando as investigações entre memória e história, possibilita através da memória individual e coletiva, reelaborar e reinventar culturas e práticas significativas e as sensibilidades dos sujeitos sociais. Esta linha propõe também elaborar estudos que privilegiem discussões sobre o patrimônio imaterial e material, culturas populares e locais, pesquisas a partir do enfoque da história regional e do lugar, além de estudos relativos à cidade.Tematiza também eixos discursivos concernentes às práticas culturais e literárias dos sujeitos sociais e suas produções construídas no cotidiano. Mapeia também produções sobre os estudos do imaginário a partir de um enfoque interdisciplinar