Constitui-se como um espaço de estudos, reflexão e pesquisas elencando a Convivência com Semi-Árido Brasileiro como contexto significativo para o desenvolvimento de práticas educativas e organizacionais, cuja educação seja orientadora do olhar, do conhecimento e da compreensão das problemáticas e potencialidades da natureza semiárida e do território, de forma que os/as educadores/as tornem seus fazeres pedagógicos essenciais, conscientes e comprometidos com o desenvolvimento integral dos sujeitos dos processos de aprendizagem e da região. São objetivos primordiais:1- Fortalecer as ações concernentes à pesquisa e extensão, que tenham como base à temática da EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA PARA CONVIVENCIA COM O SEMI-ARIDO BRASILEIRO;2- Desenvolver estudos e pesquisas que coloquem em evidência o fenômeno CONVIVÊNCIA COM O SAB;3- Gerar conhecimentos contextualizados com o Semiárido brasileiro e de apoio ao desenvolvimento educacional;4- Apreender as práticas pedagógicas/educativas e organizacionais pelos diferentes grupos sociais que tem contribuído decisivamente para a compreensão da riqueza e da diversidade do território Semiárido Brasileiro;5- Aglutinar pesquisadores que desenvolvem atividades nesta temática, seja na área do ensino, da pesquisa ou da extensão;6- Contribuir com os estudos sobre educação contextualizada, auxiliando na detecção de problemas, na elaboração de metodologias e tecnologias, na proposição de ações, para a melhoria e na qualidade da educação pública básica e universitária;7- Fortalecer a pesquisa em rede a partir da experiência Rede de Educação do Semiárido Brasileiro (RESAB.