Processo de Ensino-aprendizagem da Matemática na Escola Básica Grupo de Pesquisa uri icon

  •  
  • Visão geral
  •  
  • Pesquisas
  •  
  • Serviço
  •  
  • Ligações
  •  
  • Identidade
  •  
  • Ver todos
  •  

application sectors

  • Educação

tem membro

descrição

  • As investigações propostas por este grupo têm como eixo temático o estudo do processo de formação e desenvolvimento de conceitos segundo os paradigmas da Educação Matemática. Partimos de uma interrogação sobre o que se passa em classe, segundo os pontos de vista do aluno, do professor e do ambiente no qual deverá se desenrolar o processo a ser estudado. Estamos assim interessados em pesquisar fenômenos didáticos ligados ao processo de ensino e aprendizagem de conceitos e estratégias quando estes estão relacionados a um objeto matemático: Quais os processos para a construção do conceito? Quais as concepções espontâneas do sujeito-aprendiz? Como estas concepções evoluem? Quais destas concepções podem constituir obstáculos1 para a aprendizagem? Como tratar estes obstáculos? Estes questionamentos serão abordados segundo as perspectivas: Formação e evolução de conceitos; Avaliação do processo de ensino e aprendizagem; Erros e concepções; Processo de construção de modelos. Estaremos assim investigando no campo da didática de conteúdos. Citaremos por exemplo a Didática da Álgebra, da Geometria, da Estatística, etc, todas como sub-domínio da Didática da Matemática. Estas investigações serão desenvolvidas por meio de pesquisas que compreendem: a. Aspectos teóricos. Trata-se do estudo de questões de base formuladas no quadro da análise de situações de sala de aula: desenvolvimento de modelos teóricos em didática (modelagem ? ou modelização ? dos procedimentos do aluno e/ou do professor), elaboração de conceitos de base em Didática da Matemática e controle de sua eficácia para a compreensão de fenômenos de ensino e aprendizagem. b. Aspectos experimentais. As pesquisas teóricas não podem prescindir de estudos experimentais. A sala de aula é o campo privilegiado de trabalho do pesquisador em Educação Matemática quando o objetivo é o controle de hipóteses didáticas ou ainda a avaliação de inovações pedagógicas.

Data arquivamento

  • 2005