O GEPEH tem se destacado nacionalmente na produção de pesquisas sobre a história, produção, circulação, avaliação e usos dos livros didáticos de história. Desde a sua fundação, dezenas de alunos de graduação e pós-graduação frequentaram as suas atividades, resultando, dos seus projetos, 12 dissertações e 28 trabalhos de conclusão de curso. Atualmente, três doutorandos e um mestrando desenvolvem pesquisas sobre a qualidade dos currículos e dos livros didáticos no Brasil nos Estados Unidos e na Espanha. Em oito anos, o GPEH participou da elaboração do Programa de Conteúdos e do Ementário da Disciplina História para a grade curricular de Aracaju (PMA/2007), da Matriz de Referência do Exame Nacional de Ingresso na Carreira Docente (SEB/MEC, 2010), na formulação de Expectativas de Aprendizagem para o Componente Curricular História (SEB/MEC, 2010), das avaliações do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD/2005-2014) e publicou dezenas de livros, capítulos e artigos em periódicos.