A literatura apresenta-se hoje como arte e como necessária ao ser humano em seu processo de conhecimento, atividade cognitiva, e principalmente como atividade prazerosa capaz de encantar, promover interação leitor e texto, possibilitando o acesso à leitura e a qualquer outro conhecimento veiculado pela instituição escolar e/ou educativa, assim como pela sociedade em geral.Sendo a literatura, as tecnologias formas de linguagens que possibilitam ao homem mediar a interação social, educativa, assim como as suas atividades cognitivas, esse grupo pretende articular os estudos, as pesquisas e as práticas pedagógicas e/ou educativas relacionando-as ao contexto e realidade local e nacional. Assim, o grupo tem como objetivos: Desenvolver e socializar estudos e discussões em torno da arte, da literatura e do ensino de língua portuguesa nesse contexto;Identificar as práticas relacionadas às diversas linguagens na instituição escolar;Possibilitar a construção de práticas pedagógicas voltadas para o ensino da literatura e de outras linguagens;Fundamentar o docente atuante na escola no que diz respeito às práticas leitoras e às práticas diversas de linguagem;Atuar no contexto escolar na formação do aluno/leitor de literatura e de outras linguagens;Refletir, discutir e analisar o papel da literatura e das novas linguagens em contextos de aprendizagem para a partir de então possibilitar a melhoria no processo de formação leitora e no nosso papel enquanto facilitador da inclusão e compreensão da diversidade;Possibilitar a interlocução entre conhecimento, compreensão e utilização da tecnologia em diversos contextos e os espaços possíveis de literatura, formação leitora e novas linguagens.