O presente projeto de pesquisa, sob um enfoque das teorias da enunciação e do discurso, contemplando a relação de interface entre o social e o cognitivo nas atividades discursivas, visa descrever e explicar os modos de dizer constitutivos da (e na) emergência da subjetividade, significados numa rede de atividades e ações engendradas nas esferas sociais, assinalando aquelas do cotidiano acadêmico. Na base desse recorte metodológico, inscreve-se o pressuposto de que os modos de dizer e fazer acadêmico-científicos estão implicados não só com os modos e meios de produção, circulação e recepção de discursos e dos gêneros discursivos da esfera em questão, mas também com os lugares sociais de onde falam os sujeitos e o modo como tais lugares são representados discursivamente no texto. Tomando como corpus para análise textos orais e escritos, produzidos por alunos e professores em práticas do domínio em foco, a pesquisa destaca como uma de suas tarefas centrais compreender, à luz de movimentos enunciativos e de textualização, configurados nos (e pelos) modos de dizer, a emergência dos papéis sociais e dos lugares enunciativos. Para tanto, pretende-se descrever e explicar o trabalho de agenciamento, por parte de alunos e de professores, de estratégias (meta) textual-discursivas e enunciativas por meio das quais se reconhece um jogo de atuação enunciativa e polifônica engendrado em eventos que podem revelar o tipo de engajamento que o sujeito cria com o seu próprio dizer e/ou com o dizer do outro.