O grupo constituiu-se em 2003, com o objetivo de discutir a problemática étnico-racial-educacional, englobando estudos das seguintes Linhas de Pesquisa: 1. Educação Escolar Indígena; 2. Língua Materna; 3.Arte e Cultura dos Povos Indígenas; 4. Identidade Cultural; 5. Políticas Públicas Educacionais Indígenas e congrega pesquisadores de diferentes Instituições: UFMS, UEMS, SEE/MS. Conta com integrantes de Graduação e Pós-Graduação, stricto senso. O principal projeto coletivo de pesquisa em desenvolvimento, com o título: A educação escolar Indígena: língua, raça, cultura e identidade, resultou em várias produções e o desdobramento em várias pesquisas individuais de Iniciação Científica, Mestrado e Doutorado. Por sua natureza e característica, desenvolve também ações extensionistas e de ensino.Tem apresentado resultados significativos para a pesquisa na área indígena, em especial das populações indígenas da Região Aquidauana, gerando farta e relevante produção científica.Lançou o seu primeiro livro em 2011: Povos indigenas: mitos, educação escolar e realidade histórico-cultural.Possui um Banco de Dados constituido e organizado pelos pesquisadores e auxiliares de pesquisa a respeito dos aspectos fonologicos e morfologicos da lingua Terena que tem como objetivo geral:descrever a morfologia verbal da língua terena, falada nas comunidades Bananal e Lagoinha na região de Taunay, focalizando o verbo e sua formação, bem como os processos derivacionais e flexionais realizei pesquisa de campo, na qual foram coletadas informações sobre a língua terena, em língua terena, transcritos fonéticamente, para análise da morfologia dessa língua.