Formação de professores, políticas públicas e espaço escolar Grupo de Pesquisa uri icon

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descrição

  • A formação de professores e gestores tem sido definida essencialmente no âmbito das políticas educacionais. Assim, para a sua compreensão, é essencial o conhecimento destas políticas e a apreensão da forma pela qual elas têm interferido no processo de formação desses profissionais. Nesse sentido, mediado por outras determinações, não podemos desconsiderar a influência da realidade escolar e dos próprios sujeitos educacionais, objetos também fundamentais para a compreensão necessária do fenômeno da formação docente. Embasados em tais pressupostos, as ações desenvolvidas pelo grupo de pesquisa buscam considerar os múltiplos aspectos envolvidos na temática em questão, privilegiando os estudos sobre os impactos das políticas educacionais, definidas por organismos nacionais e internacionais, no âmbito do espaço escolar; a análise das correlações existentes entre as políticas educacionais de um lado e o papel, a organização da escola e a formação dos profissionais de outro.

Data arquivamento

  • 1999