Desenvolver pesquisas e ações que encorajem a adoção de comportamentos que promovam o bem-estar da sociedade como um todo, é uma das prerrogativas que orientam o design gráfico focado no social. Assim, pode ser considerado como uma forma significativa de exercício da cidadania. O Grupo Interdisciplinar de Design Social faz desta faculdade o ponto essencial das suas linhas de pesquisa. O Design Social tem por princípio um modo ou processo metodológico que privilegia as relações sociais que podem ser construídas a partir da experiência de projeto. Assim, o Design Social busca, sobretudo, privilegiar aquelas estratégias que permitam promover mudanças em comportamentos, hábitos, atitudes, condutas, valores e práticas sociais; em prol do desenvolvimento integral de indivíduos e comunidades. O Design Social combina elementos das abordagens tradicionais do design com ações integradas de planejamento e operacionalização, se aproveitando dos avanços das tecnologias da comunicação e contribuições de diversos campos do conhecimento. Muitos valores sociais considerados intangíveis podem se transformar em elementos tangíveis com a contribuição do Design quando orientado pelo social. Nessa perspectiva, podem ser apresentados produtos, serviços ou eventos de forma mais adequada, motivante e eficaz, em função de reafirmar valores éticos e simbólicos.Atravéz das suas ações, o Grupo Interdisciplinar de Design Social pode contribuir com o fortalecimento de organizações não governamentais e com as ações sociais de empresas públicas e privadas nacionais e estaduais. Pretende-se que sejam desenvolvidas ações e pesquisas que visem conciliar um conjunto de atividades direcionadas a efetivar e sustentar mudanças de comportamento no campo dos benefícios sociais, assim como promover e alimentar a divulgação, conservação e renovação da cultura.