Música, Cultura e Linguagens da Mídia Grupo de Pesquisa uri icon

  •  
  • Visão geral
  •  
  • Pesquisas
  •  
  • Ligações
  •  
  • Identidade
  •  
  • Ver todos
  •  

application sectors

  • Atividades artísticas, criativas e de espetáculos

descrição

  • O GP tem o objetivo de analisar as relações entre a música, nas formas da canção - o complexo música-letra-performance - ou nas instrumentais, e os aspectos da cultura. Serão exploradas as linguagens da música popular e as formas de distribuição da música nos contextos culturais das mídias: a canção como texto semiótico cultural, as características e transformações de gêneros, as tecnologias de gravação, as inserções da música em outras mídias e linguagens (disco, rádio, cinema, televisão, Internet, publicidade etc.) e os processos de consumo musical. As pesquisas privilegiam experimentalismos e inovações que caracterizam e qualificam tais relações nos âmbitos semiótico, sociocultural, histórico e tecnológico.O GP tem 5 dissertações defendidas e seus membros participam de congressos nacionais e internacionais na área, como Iaspm, Intercom, Compós etc.Os trabalhos do GP estão publicados em livros e periódicos da área, nacionais e internacionais.

Data arquivamento

  • 2005